quinta-feira, 4 de junho de 2009

Morre uma criança com malária a cada 30 segundos


Cientistas internacionais e a Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem ter encontrado evidências de que o parasita que causa a malária está a tornar-se resistente aos medicamentos.
Os fármacos à base de artemesinina são os mais utilizadas no mundo contra a forma mais comum e mortífera da malária, conta a BBC, explicando que, normalmente, estes medicamentos são capazes de eliminar os parasitas da malária do sangue da pessoa infectada num prazo de dois a
três dias.
Mas agora dois grupos de cientistas, trabalhando em pesquisas separadas, dizem ter encontrado evidências de que a eliminação dos parasitas estaria a prolongar-se por entre quatro e cinco dias em doentes no Camboja. Este aumento do prazo para a eficácia do medicamento traduz um sinal de resistência ao medicamento.
Segundo os especialistas, isto é preocupante porque gerações anteriores de substâncias utilizadas contra a malária tiveram o seu uso inviabilizado por conta da resistência iniciada nesta mesma.
região do mundo.
Segundo a OMS, 1 milhão de pessoas morrem por ano devido à malária. Crianças, particularmente na África, são o maior grupo de risco, já que morre uma criança com a doença a cada 30 segundos.
Aproximadamente metade da população mundial, principalmente em países em desenvolvimento, estão expostas à doença, transmitida por picadas de mosquito.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: