quarta-feira, 10 de junho de 2009

Vamos ver se dá jeito


Após receber este e-mail o que poderia fazer o Pensar e Falar Angola?


Prezado Senhores Monteiro e Carranca,

Pedimos, muito respeitosamente, a Vossa permissão para vos enviar esta mensagem.

Senhores, gostariamos muito de poder contar com o vosso auxílio nesta nossa luta de longos anos para encontrar e conhecer algum parente de nosso falecido pai, que era português e que morou alguns anos em Angola.

Somos 2 irmãos e nascemos em Luanda, na antiga província de Angola, actual República de Angola. Neste momento moro no Brasil e minha irmã mora em Angola. Buscamos parentes de nosso pai HEITOR PINTO DE CARVALHO (ABREU) falecido em 27/12/1974 em Angola aos 59 anos de idade. Tenho o nome dos meus avôs paternos (ANTÓNIO A. DE SOUSA e MARIA CUSTÓDIA PINTO DE CARVALHO) que achei no livro de arquivos do cemitério onde meu pai foi sepultado em Luanda.

Pouco sabemos sobre ele, pois em 1974 eu tinha apenas pouco mais de 4 anos e minhã irmã tinha apenas quase 2 anos. Sabemos, pela nossa mãe (que é angolana), que ele era do norte de Portugal (provavelmente do Porto ou Aveiro) e que tinha 2 filhos (António e Maria) aí em Portugal, além de uma outra filha portuguesa chamada Isabel Maria ou Maria Isabel (cuja mãe chamava-se OLÍVIA, que era costureira) que morava com ele em Luanda (na Rua dos Enganos, nas proximidades do Largo Maria da Fonte) até a morte de nosso pai e que deixou Angola logo a seguir.

Nosso pai trabalhou na EMISSORA CATÓLICA DE ANGOLA. Tudo que temos hoje é o anúncio fúnebre (EM ANEXO) de sua morte postado no antigo jornal "a província de angola" pela nossa irmã portuguesa que se ausentou de Angola logo em seguida. Nunca tivemos contacto com ninguém da família aí em Portugal, talvés por pensarem que fomos mortos durante a guerra civil angolana.

Tudo que rogamos agora é que alguém nos possa ajudar a encontrar algum parente nosso ou um antigo amigo, através da fotografia (EM ANEXO) de nosso pai, pois é muito duro passar a vida toda sem conhecer nossas origens. Já estive no Porto em 2005 por apenas uma tarde, mas nada consegui, pois estava num congresso em Coimbra e tive pouquissímo tempo e meu visto era de apenas uma semana.

Agradeço, desde já, pela vossa atenção. Muito obrigado pelo tempo tomado.

Que DEUS nos abençõe!

Paulo Jorge
Engenheiro Civil, M.Sc.
Em Doutoramento
NORIE-UFRGS
Porto Alegre-RS/BRASIL


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: