sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ambiente em reflexão



O mundo comemora hoje, 5 de Junho, o Dia do Ambiente. Em Angola, o crescimento económico está, em alguns casos, a representar um perigo ambiental


O Governo começa a dar mostras de preocupação maior com o ambiente. O PAÍS sabe que está para breve a aprovação da regulamentação da Lei de Base do Ambiente e que se vão intensificar as acções de fiscalização nos parques e reservas naturais. A observância da obrigação de estudos de impacto ambiental para as actividades de construção civil, urbanização e instalações industriais e outras produtivas passíveis de causar danos ao ambiente é outro dos cavalos de batalha do Ministério do Ambiente e dos ambientalistas angolanos.



Bons momentos à custa do futuro
Nos fins de semana, sobretudo, é frequente ver-se enormes filas de automóveis a dirigirem-se às praias de Sangano, Cabo Ledo e nas zonas próximas do rio Longa, vão aos milhares, levam e deixam ficar lixo, divertem-se e alimentam uma indústria hoteleira e de restauração que funcionários seniores do Ministério do Ambiente dizem ilegal, afinal permitiu-se o florescer de restaurantes albergues nas praias do parque da Kissama. Os danos causados ao ambiente pelos automóveis, pelas descargas no mar dos dejectos de tanta presença humana, pela caça e pela pesca ilegal estão longe de contabilizar, mas quem habita a zona do parque sabe contar o filme da vida e nessa trela percebe-se que há muita coisa a mudar, para pior, infelizmente.

José Kaliengue



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola