quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

4 de Fevereiro


O historiador e professor do Instituto Médio " Daniel Nvemba" de Mbanza Kongo (Zaire), Pedro Gabriel, afirmou que o 4 de Fevereiro deve constituir-se numa jornada de recuperação dos valores cívicos dos angolanos.

O docente que se dirigia para um vasto auditório presente na sala de conferências do governo provincial do Zaire, dissertava o tema "Importância do 4 de Fevereiro na história de Angola", enquadrado nas festividades do 48º aniversário do início da luta armada de libertação nacional.

Segundo Pedro Gabriel, torna-se necessário a reconstrução das mentes dos angolanos, a recuperação dos seus valores culturais, morais e cívicos, com vista a criação de uma sociedade mais fraterna e harmoniosa rumo ao desenvolvimento.

Ao fazer a retrospectiva dos acontecimentos históricos que deram lugar a acção patriótica do 4 de Fevereiro, considerou que o cruzamento das civilizações ocidental e africana com a chegada do navegador português Diogo Cão em 1482 à foz do rio Zaire contribuiu fortemente para o nascimento e fomento do nacionalismo africano e angolano de forma particular.

Explicou que o antagonismo surgido com este cruzamento de culturas diferentes serviu também para a proclamação da consciência nacional de pertença histórica pelos nacionalistas, uma virtude que se foi tornando inata de tempos em tempos.

Destacou ainda a contribuição dada por diversas denominações religiosas na época colonial, com destaque para as Igrejas Evangélica Baptista e Metodista, cujas filiações forjaram vários patriotas que viriam ter um protagonismo nas formações políticas nacionais que lideraram a luta pela independência nacional.

Sublinhou que, a acção do 4 de Fevereiro que culminou com o assalto à Casa de Reclusão, assim como à Cadeia de São Paulo, à Emissora Central e esquadras policiais fascistas em Luanda, onde se encontravam detidos em condições desumanas vários nacionalistas, deveu-se pela persistência do então regime Salazarista em perpetuar o sofrimento dos angolanos, aos quais negava a liberdade e a sua autodeterminação.

Esta acção heróica protagonizada por patriotas destemidos em condições desproporcionais serviu também para desmistificar as afirmações da nata colonial segundo as quais em Angola existia uma estabilidade política, de acordo ainda com Pedro Gabriel.

Estão agendadas actividades desportivas, culturais e religiosas para saudar a efeméride, que culminará no próximo dia 4 de Fevereiro com a deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido localizado na Rotunda desta cidade de Mbanza Kongo.

angop
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola