terça-feira, 11 de março de 2008

Raid Cacimbo 2008




REGULAMENTO
1. Com a devida autorização das entidades competentes, com o apoio do GOVERNO DA REPÚLICA DE ANGOLA, do GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA e dos seus patrocinadores ( lista a ser posteriormente divulgada em Anexo ao presente Regulamento ), o TTT - TURISMO TODO O TERRENO, Lda organiza a
sua tradicional expedição de todo-o-terreno designada Raid Cacimbo 2008 que decorrerá entre os dias 27 de Julho e 10 de Agosto de 2008.
2. O Raid Cacimbo 2008 é uma iniciativa que pretende aliar o prazer da condução todo-o-terreno, à aventura, ao campismo e ao turismo ecológico, fomentando simultâneamente o conhecimento de Angola e o convívio entre os participantes. O evento não tem qualquer carácter de competição, embora possam ser organizadas provas ou concursos de participação facultativa em determinados pontos do percurso, mas sempre dissociados dos elementos velocidade e risco habitualmente inerentes a competições automobilísticas.
3. Poderão inscrever-se quaisquer interessados, desde que satisfaçam as condições de inscrição e que a viatura 4x4 em que pretendem participar seja aprovada em verificação a efectuar pela Organização. A inscrição diz respeito à participação de uma viatura e seus ocupantes, cujo conjunto assim formado será considerado uma “equipa” participante.
4. Cada equipa será constituída por um número máximo de 4 participantes, o que significa que não serão admitidos mais do que 4 ocupantes por viatura, recomendando-se, contudo, por uma questão de conforto e de peso e atendendo ainda ao tipo de piso a percorrer, que sejam apenas utilizados os assentos dianteiros para o transporte de passageiros, ou seja, que cada tripulação seja composta por apenas 2 ocupantes : um condutor ( piloto ) e um passageiro ( co-piloto). Não é recomendada a participação de menores com idade inferior a 12 anos.
5. As inscrições preliminares, ou intenções de inscrição, decorrerão até ao dia 16 de Maio de 2008 e serão efectuadas através de e-mail, para o endereço ttt.raidcacimbo@snet.co.ao .
6. O pedido formal de inscrição efectiva decorrerá entre o dia 16 de Maio e as 18h00 do dia 30 de Maio de 2008, através de formulário próprio a enviar por e-mail para o endereço ttt.raidcacimbo@snet.co.ao .
7. A Organização responderá por e-mail a cada pedido de inscrição, reservando-se o direito de, sem qualquer obrigatoriedade de justificação, negar o direito de inscrição a qualquer potencial participante.
8. No acto da inscrição, os participantes obrigam-se, sob pena de penalização, à observância das normas estabelecidas neste Regulamento e em todos os seus Anexos e Aditamentos.
9. A Taxa de Inscrição é a seguinte :
- com viatura própria - $ 2.500
- com viatura do TTT - TURISMO TODO O TERRENO, Lda ( completamente equipada + seguro ctr ) - $ 4.500
- viatura de apoio a equipa(s) participante(s) em moto ( máximo 3 motos por viatura ) - $ 1.000
Estão isentos do pagamento da Taxa de Inscrição :
- todos os Cacimbados ( qualquer equipa que tenha participado em qualquer das edições anteriores do Raid Cacimbo ) ;
- equipas participantes em moto.
10. Apesar de a Organização ter previamente estabelecido um itinerário e um Programa ( ver anexo ao presente Regulamento ), estes poderão ser alterados em qualquer altura do percurso, sem aviso prévio, em função de razões de força maior ou outras julgadas importantes pela Organização.
11. As etapas diárias terão o seu início de manhã cedo, segundo horário a estabelecer pela Organização e a comunicar diáriamente aos participantes durante o briefing de véspera à hora do jantar e terminarão, preferencialmente, antes da hora do pôr-do-sol.
12. A progressão das viaturas ao longo do percurso será efectuada em formação de caravana, em ritmo de passeio, segundo as características do terreno e à velocidade imposta pelas viaturas da Organização.
13. A ordem de partida, bem como a posição a ocupar por cada viatura, serão determinadas pela Organização no início de cada etapa.
14. As viaturas deverão circular permanentemente com os faróis “médios” acesos, devendo cada equipa manter obrigatòriamente o contacto visual pelo retrovisor com a viatura que segue na sua retaguarda. À falta de contacto visual, cada viatura deverá parar imediatamente em local seguro, até voltar a ser alcançada pela viatura seguinte.
No caso de as comunicações entre viaturas estarem a funcionar normalmente, esta manobra deverá ser precedida de uma comunicação com a viatura da Organização, que determinará as condições em que deverá ser executada a manobra.
15. Para além do tipo e da quantidade dos víveres julgados necessários e da qualidade e variedade do equipamento de campanha deixado ao critério dos participantes, cada equipa deverá obrigatòriamente e ao longo de todo o percurso, possuir reservas suficientes de água potável e de combustível, de modo a permitir a sobrevivência dos seus ocupantes e o funcionamento da sua viatura, de acordo com os seguintes parâmetros de autonomia :
- água potável - 2 dias, no mínimo
- combustível - 500 Kms, no mínimo
16. Cada equipa deverá estar munida de um rádio emissor / receptor, com frequência própria da Organização, para efeito exclusivo de comunicação interna com as restantes equipas participantes, bem como com as da Organização, segundo regras de utilização a fornecer pela Organização.
17. Cada equipa deve assegurar-se do bom estado da sua viatura, recomendando-se que consulte o seu mecânico habitual e que proceda a uma revisão completa ao veículo antes da partida. É ainda importante que cada veículo disponha dos acessórios e peças sobresselentes necessários à resolução de eventuais avarias durante o percurso.
18. A assistência a avarias é da inteira responsabilidade de cada um. Contudo, prevalecerá sempre o apoio, solidariedade e espírito de entreajuda entre todos os participantes ao Raid Cacimbo 2008. Caso a Organização venha a considerar impossível ou inviável remediar a avaria no local, será assegurado o reboque da viatura e o transporte dos seus ocupantes até ao primeiro local do percurso onde seja considerado existirem as condições mínimas para superar a avaria ou, em caso extremo, para o seu parqueamento em condições de segurança. Todas as despesas associadas decorrerão a cargo da equipa participante.
19. Em caso de paragem forçada, quer seja causada por avaria mecânica, quer por qualquer outro contratempo que ocorra a um ou mais participantes, é “regra sagrada” que nenhum outro participante deverá tomar a iniciativa de abandonar a caravana, salvo caso de extrema necessidade e por decisão a tomar exclusivamente pela Organização.
21. Qualquer equipa ou participante que deseje abandonar o Raid Cacimbo 2008, deverá informar préviamente a Organização. Uma vez abandonada a caravana, cada participante seguirá o caminho que bem entender, por sua inteira conta e risco.
22. A Organização reserva-se o direito de, quer à partida do Raid Cacimbo 2008, quer em qualquer altura do percurso, decidir sobre a exclusão de qualquer participante cujo comportamento seja considerado inadequado ao espírito da expedição. O mesmo princípio será aplicado a participantes que tenham alterado ou eliminado características consideradas essenciais às suas viaturas e que tenham estado na base da aceitação da sua inscrição.
23. Apesar de estar previsto o acompanhamento por uma equipa de paramédicos para assegurar o serviço de primeiros socorros, a Organização não garante assistência médica durante o percurso, pelo que cada participante deverá fazer-se acompanhar do seu próprio kit de emergência. Caso algum dos participantes sofra de doença crónica, alergia, ou qualquer tipo de mal-estar recorrente, deverá fazer-se acompanhar dos medicamentos que habitualmente utiliza durante as crises, bem como instruir os restantes membros da tripulação sobre a respectiva administração.
24. Os participantes ao Raid Cacimbo 2008 estão cobertos por um seguro de saúde de grupo subscrito pela Organização junto da seguradora nacional ENSA. A inclusão individual de cada participante no seguro de grupo está condicionada à apresentação da documentação obrigatória a juntar à Ficha de Inscrição. A Organização declina toda e qualquer responsabilidade sobre quaisquer incidentes ou acidentes de natureza pessoal ou material que possam vir a ocorrer durante a expedição, bem como de quaisquer danos causados aos próprios, aos seus acompanhantes, ou a terceiros. É deixado ao critério dos participantes a eventual subscrição de qualquer outro tipo de seguro(s) que julguem necessários.
25. Estando programada a travessia da fronteira entre Angola e a República Democrátia do Congo, bem como a travessia do território da RDC durante um período estimado de 1 dia, cada participante é inteiramente responsável pela entrega dos documentos e outros requesitos obrigatórios para a obtenção do visto de entrada na RDC, a solicitar pela Organização e para o cumprimento das formalidades migratórias, aduaneiras, sanitárias e todas quantas sejam exigidas pelas autoridades de ambos os Países, tais como, passaportes, cartas de condução, vacinas, etc..
26. Cada participante é inteiramente responsável pela sua identificação, pela dos acompanhantes que transporte na sua viatura, bem como da própria viatura, devendo fazer-se acompanhar de todos os documentos e cumprir com todos os requisitos quantos os necessários para o cumprimento das leis em vigor em Angola e na República Democrática do Congo.
27. Ao inscreverem-se, os participantes obrigam-se a respeitar os compromissos publicitários assumidos pela Organização, bem como a afixar nos seus veículos os logotipos do Raid Cacimbo 2008, da entidade organizadora, TTT - Turismo Todo Terreno, Lda, ou dos seus patrocinadores, a serem fornecidos pela Organização com indicação das respectivas áreas de afixação.
28. Quaisquer situações ou casos omissos no presente Regulamento serão pontualmente analisados e tratados segundo critério a adoptar exclusivamente pela Organização do Raid Cacimbo 2008.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...