sexta-feira, 14 de março de 2008

COI atribui à primeira-dama de Angola prémio «Mulher Desporto África 2008»

Ana Paula dos Santos é distinguida pelo Comité Olímpico Internacional como mulher africana do ano

O Comité Olímpico Internacional (COI) atribuiu o prémio «Mulher e Desporto África 2008» à primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos, pela sua dedicação à promoção do desporto para deficientes. Proposta pelo Comité Olímpico Angolano, Ana Paula concorreu com 53 candidatas.

Ana Paula dos Santos viu reconhecido o seu trabalho no desporto paralímpico

O troféu, que assinala a comemoração do 8 de Março, dia internacional da mulher, foi entregue pelo presidente do COI, o belga Jacques Rogge, na gala de abertura da 4ª Conferência sobre Mulher e Desporto, na Jordânia.

Instituído há quatro anos, esta é a segunda vez que o galardão «Mulher Desporto África» é atribuído a Angola. O primeiro foi para a Federação Angolana de Andebol pelos sucessivos títulos africanos da modalidade conquistados pela selecção sénior feminina. Este ano, o COI reconheceu Ana Paula dos Santos pelo trabalho desenvolvido em prol do desporto paralímpico, através do Fundo de Solidariedade Lwini, do qual a primeira-dama é presidente.

A fundação Lwini foi criada em Junho de 1998, com o objectivo de angariar fundos de apoio às vítimas civis das minas anti-pessoais. De carácter não governamental, a instituição organiza todos os anos uma prova de desporto adaptado. A Taça Lwini, conta com o suporte técnico do Comité Paralímpico Angolano (CPA), e realiza-se a 3 de Dezembro, em saudação ao Dia Internacional do Deficiente. A competição tem como principais modalidades o atletismo, o basquetebol em cadeira de rodas e futebol com muletas.

Após ter recebido o troféu, na presença do rei da Jordânia, Abdulah II, e da rainha Rania, a primeira-dama de Angola garantiu que o prémio Mulher Desporto África 2008, a si atribuído, constitui um motivo de honra e orgulho para todos os angolanos. «Sinto-me muito honrada e feliz. Penso que é um orgulho não só para mim, mas para todas as mulheres angolanas, em particular, e para o país, em geral», explica.

Ana Paula dos Santos, sublinhou que o prémio «dignifica o desporto feminino angolano e vai potenciar a implementação de outros projectos neste domínio».

Para finalizar a primeira-dama agradeceu o esforço desenvolvido pelo Comité Olímpico Angolano (COA) para que a sua candidatura fosse bem sucedida bem como a todos os países africanos que a apoiaram.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: