sexta-feira, 21 de março de 2008

Enquanto podemos...

O porto de Luanda deverá ser transferido para o Cacuaco, com uma capacidade melhorada. A baía de Luanda, sendo toda remodelada, será menos de Luanda, e paracer-se-á mais com as construções novo-riquistas do Dubai, ou de algum desses países descaracterizados e de arquitectura pirosa (malaika, como nós dizemos aqui em Angola).

Desfrutemos então, enquanto é tempo, do "charme" único e histórico, porém condenado do ex-libris da cidade de Luanda, antes do camartelo dos interesses instituídos das imobiliárias o transformar em mais uma zona de shopping-centers internacionalistas. Ironias internacionalistas...


E enquanto anda o mundo inteiro a preservar o seu património histórico-arquitectónico...


Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anabela Quelhas disse...

Uma das enfermidades que padece a globalização é essa mesma, normalizar tudo pela bitola internacional do dubai e afins, que vende bem nos dias de hoje, porém novos tempos já se adivinham. A cultura e património de quem os souber preservar, será a riqueza do futuro. Custa a encaixar isto nalgumas mentalidades. Num pais jovem que só pensa em crescer, até se compreende, só que depois será tarde. Na música ja muitos entenderam isso, na arquitectura ainda não.