quinta-feira, 13 de março de 2008

KUITO, SAURIMO e LUENA


Novas centrais térmicas vão ser instaladas nas cidades do Kuito (província do Bié), Saurimo (Lunda Sul) e Luena (Moxico) num projecto com um investimento de 54,8 milhões de dólares.
A agência Angop afirma que os contratos de fornecimento e montagem, assim como o de fiscalização, já foram aprovados pelo governo e assinados pela Empresa Nacional de Electricidade (ENE), com os respectivos vencedores dos concursos públicos.

A central térmica do Kuito será composta de quatro grupos de geradores a gasóleo, com uma potência instalada de 10 megawatts. O prazo de execução deste contrato, adjudicado à belga TSE - Techniques Speciales a L’Export (Sucursal Angola), é de 30 meses e o custo está orçado em 19,7 milhões de dólares. Já a central térmica de Saurimo será equipada com três grupos geradores a gasóleo, totalizando uma potência instalada de 7,5 MW. Este contrato, cujo prazo de execução também é de 30 meses, foi igualmente adjudicado à TSE, sendo o seu valor de 15,9 milhões de dólares.

A central do Luena contará também com três grupos geradores a gasóleo e com uma potência instalada de 7,5 MW. O contrato de fornecimento e montagem dessa unidade, no valor de 17,2 milhões de dólares, foi firmado com a Jembas – Assistência Técnica e tem duração de 29 meses. A tarefa de fiscalização dos trabalhos de montagem dessas centrais térmicas será feita pela NPF Lda. A ENE optou por centrais térmicas constituídas por grupos de baixa rotação pelo facto de apresentarem um menor desgaste de funcionamento e necessitarem de revisões mais espaçadas ao final de um maior número de horas de trabalho.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: