quarta-feira, 5 de março de 2008

Escritores Angolanos - António Fonseca

António Fonseca, nasceu no Ambriz a 9 de Julho de 1956. É economista, diplomado em estudos superiores especializados de Políticas Culturais e Acção Artística Internacional pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade de Bourgogne de França. Frequentou ainda o curso de “Formação Internacional Cultura” em Concepção, Decisão e Gestão Culturais.
No capítulo da actividade profissional, tem vindo a desempenhar cargos de direcção em instituições e empresas do sector cultural, nomeadamente no Instituto Nacional do Livro e do Disco até 1994 e na empresa Nacional do Disco e Publicações que dirige presentemente.
Anima há mais de duas décadas o programa radiofónico Antologia, consagrado à divulgação da tradição oral e à literatura oral em especial.Foi co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda. É membro da União dos Escritores Angolanos.
Não sendo um autor menor no plano literário, a obra de António Fonseca, seja na ficção ou no ensaio, caracteriza-se pela sua evidente carga telúrica, cuja revelação ocorre ao nível do aproveitamento de temas e materiais que provêm das tradições orais das diversas etnias angolanas. Do seu repertório consta a publicação dos livros “Raízes” (estórias da tradição oral kikongo, 1982), “Sobre os Kikongos de Angola” ( ensaio,1985), “Poemas de Raíz e Voz” (Poesia, 1985), “Crónica de um tempo de silêncio” (contos,1988), “Contribuição ao estudo da literatura oral angolana” (ensaio, 1996).
António Fonseca disserta sobre cultura angolana
Uma palestra subordinada ao tema “Mais cultura mais Angola” será proferida no dia 12 do corrente mês, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, pelo escritor e director do Instituto Nacional do Livro e do Disco (Inald), António Fonseca. O debate, enquadrado no projecto do Centro Cultural e Recreativo Kilamba denominado “Isto é Angola”, visa contribuir para um melhor conhecimento da realidade angolana nos seus diversos aspectos, afirmou à Angop o escritor Jorge Macedo, um dos promotores do evento.“Esta iniciativa pretende também possibilitar a pacificação dos espíritos e incentivar cada vez mais os cidadãos a cultivar a solidariedade e o amor ao próximo, passados que foram os longos períodos de guerra no país”, referiu.A sociedade em geral, disse, está convidada a participar do certame, já que não há país algum que se fortaleça se não conhecer a sua história e a sua cultura. Além de escritor, António Fonseca é mestre em políticas culturais e há mais de 30 anos apresenta o programa cultural “Antologias”, da Rádio Nacional de Angola.


Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Leila Dohoczki disse...

Um trabalho maravilhoso!Muito feliz pelos Angolanos.Ter os pensamentos e ações voltados ao homem em sua plenitude, espiritual intelectual e cultural, transforma sociedades.Tenho certeza que esse trabalho trará grandes resultados.A semente está lançada...

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola