segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A LÓGICA DO MACACO - A CABAÇA E O MILHO

 O  macaco é um parente bem próximo dos humanos .

Quando se quer apanhar um macaco na floresta sem lhe fazer mal físico ,  basta  colocar uma cabaça presa  em local próximo ,  com um buraco  aonde  a  mão do macaco entre vazia ,  muito à justa .

Dentro da cabaça  coloca-se milho  e  quando o  animal  colocar a mão dentro  da cabaça enchendo-a  com milho ,  ficará preso à cabaça  pois ele não vai querer largar o milho .

Como consequência ,  será facilmente  apanhado com a mão no milho .

O  mesmo se passa em  relação  ao comportamento de alguns seres humanos .

Quando conseguem penetrar  em determinados espaços sociais e  percebem que podem encher a mão de milho ,  lutarão  para  não largar mais esse  milho e  todas as estratégias valerão para  conservar esse privilégio .

Com certeza , ninguém pode  ajudar  outro ser se  ele próprio não estiver bem , ninguém pode ajudar outro ser  a  não ter fome  se  ele próprio estiver cheio de fome pois não terá força física e psíquica  para poder ajudar .

É importante então que  cada um cuide  bem de si   mas  sem esquecer que cuidar bem de si  é  cuidar também do outro .

Se ao redor de cada um  existir miséria ,  como pode  viver feliz ? A não ser que sua lógica seja semelhante à do macaco .

Nesta hora em que Portugal , na sua maioria ,  parece ter perdido seu norte , é importante que haja um movimento solidário e forte  em prol de uma nova nação  mais unida ,  mais lógica .

Mesmo que o modo de vida das pessoas  seja com menos dinheiro , menos consumista , no entanto pode tornar-se mais rico se souber investir na cultura da razão ,  como fazem os países Escandinavos .

Sem comentários: