sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Livro sobre Agostinho Neto

Apresentarão em Angola livro sobre Agostinho Neto

  
Imagen activaLuanda, (Prensa Latina)

O livro "Agostinho Neto e a libertação de Angola, 1949-1974, Arquivo da PIDE-DGS" se apresentará na próxima segunda-feira aqui, como parte das atividades pelo 90o aniversário do natalício do heroi angolano.

  Segundo um comunicado da Fundação Agostinho Neto, o lançamento da obra será realizado entre os dia 11 e 17 deste mês nas restantes províncias angolanas.

Composto por cinco volumes, o livro, dotado com mais de cinco mil documentos, revela o itinerário do médico, intelectual e revolucionário angolano no decorrer da luta de libertação nacional de seu povo.

A publicação inclui uma seleção de informações contidas em arquivos da antiga polícia secreta portuguesa (PIDE-DGS).

Considerada valiosa contribuição para as novas gerações, a obra é fruto da colaboração entre a Fundação e os arquivos da Torre do Tombo em Portugal.

Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, como líder do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) encabeçou a luta anticolonial, que levou à independência deste país africano no dia 11 de novembro de 1975.

Conhecido como ídolo da região de Icolo e Bengo, Neto, quem deixou como legado uma vasta obra poética, nasceu em 17 de setembro de 1922 e faleceu em 10 de setembro de 1979.

rc/obf/cc



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: