quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tchivinguiro e a Escola Agrícola


Tchivinguiro intensifica a produção agro-pecuária
O milho produzido nos campos experimentais do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, município da Humpata, durante as aulas práticas do ano lectivo 2011 está em fase de maturação. E decorre a colheita dss hortaliças, igualmente produzidas pelos estudantes do único instituto médio agrário da região sul, que dista a 40 quilómetros da cidade do Lubango.
O instituto médio Agrário do Tchivinguiro é uma instituição pública, vocacionada para a formação d técnicos do ramo da agricultura, pescas e indústria alimentar. Possui um internato com capacidade para alojar 340 alunos, uma cozinha industrial, um refeitório, uma lavandaria, sala de estudo, sala de vídeo e instalações administrativas.
O instituto tem igualmente uma enfermaria com capacidade para internar dez doentes. O complexo é constituído por três campos agrícolas experimentais situados na fazenda do Tchivinguiro. A escola tem 12 salas, sete laboratórios e duas salas de informática.
O complexo escolar agrário do Tchivinguiro faz parte do Instituto Médio Agrário, que mantém uma exploração agro-pecuária em três fazendas que são o suporte das aulas práticas. É nestes campos que são produzidos os alimentos para o internato e os excedentes são vendidos.
A fazenda tem 250 hectares de regadio e 500 de sequeiro. No ano passado, os alunos e funcionários do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro. O director geral do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, Francisco Ebo, disse que o empenho dos estudantes nas aulas práticas e nas actividades extra-escolares permitiu, este ano lectivo, produzir grandes quantidades de cereais e hortaliças.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: