sábado, 7 de janeiro de 2012

Parabens Sumbe (antiga Novo Redondo)

Sumbe festeja 243 anos desde a sua ascensão à cidade


 
Sumbe - A cidade do Sumbe, capital da província do Kwanza Sul, assinala hoje (sábado) 243 anos desde a sua ascensão à categoria de cidade em 1769, pelo então don Inocêncio Pombal de Sousa Coutinho, através de uma carta dirigida ao capitão-mor da Muxima, José Rodrigues.
 
 
Em saudação a efeméride, o administrador local, Sebastião Daniel Neto, fez hoje a deposição de uma coroa de flores no busto do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, defronte ao largo das Direcções Provinciais.
 
 
Em declarações à imprensa, reiterou como prioridade nos projectos para 2012, a melhoria do saneamento básico, oferta de água potável e da sua imagem, de modo a dar-lhe a dimensão de cidade capital.  
 
 
Acrescentou ainda serem programas do seu pelouro neste período, o desenvolvimento local, acesso à alimentação e cuidados primários de saúde, fortalecimento da agricultura familiar e empreendedorismo, ampliação e promoção dos serviços públicos básicos, acesso ao ensino e mobilização e concertação social.
 
 
Constitui para si preocupação, o sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos onde o seu pelouro se debate pela falta de meios adequados, pelo que solicitou o engajamento de todos os munícipes nesta tarefa.
 
 
Diversas actividades de carácter sociocultural, como palestras, tiveram lugar em saudação a efeméride. O Sumbe compreende 3.890 quilómetros quadrados e cerca de 218 mil habitantes. Integra as comunas de Sumbe, Gangula, Kicombo e Gungo. Foi, até 1975, conhecida por cidade do Novo Redondo.





Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola