domingo, 22 de janeiro de 2012

CAN 2012 começa hoje para Angola

A seleção angolana procura entrar hoje com o pé direito, na 28ª edição da Taça das Nações Africanas. Angola quer quebrar a malapata de nunca ter vencido no jogo de estreia de um CAN e o adversário parece ser o ideal para somar os três pontos e manter vivo o sonho de ultrapassar os quartos-de-final.
O selecionador Lito Vidigal tem todos os jogadores disponíveis para o jogo frente ao Birkina Faso, e deverá apostar num 4-4-2 muito ofensivo, com Djalma e Mateus nas alas, no apoio a Flávio e Manucho Gonçalves.

Lito Vidigal que comandou os Palancas até o segundo lugar no CHAN2011 (Campeonato africano para jogadores residentes nos respectivos países) fará a sua estreia em grandes palcos. Nem sempre consensual devido aos jogadores chamados e não chamados, Lito Vidigal tem sabido tirar o melhor proveito dos seus atletas.
O selecionador angolano conta com um grupo misto, onde se destacam jogadores com muita experiência como Kali, Flábio, Gilberto, Manucho, mas também alguns jovens que vieram trazer sangue novo aos Palancas e que são a grande aposta para o futuro, como Djalma e Vunguidica.
Angola e Burkina Faso já se defrontaram em duas ocasiões, na qualificação para o CAN2012. O saldo é uma vitória para cada lado, sendo que angola venceu 2-0 em Luanda e perdeu 0-1 com os burquinabes em Ouagadougou. Lito Vidigal sabe da importância deste encontro e na antevisão da partida deixou o alerta: "Ninguém duvide que queremos vencer. Reconheço que o adversário tem valor mas o meu objetivo, assim como o dos meus jogadores é vencer o jogo", disse.
Paulo Duarte, selecionador do Burkina Faso, deparou com vários problemas para preparar a participação no CAN. Depois dos casos extra-futebol sobre utilização de jogadores que acabou no TAS, Paulo Duarte queixou-se das condições oferecidas pela CAF ao Burkina Faso, e acusou o organismo que refe o futebol africano de beneficiar Angola e Costa do Marfim.
O jogo está marcado para as 20h locais (mesma hora em Luanda, menos uma em Lisboa) e será dirigido pelo argelino Mohamed Benouza, que será coadjuvado por Jean-Claude Birumushahu, do Burundi, e o seu compatriota Abdelhak Etchiali. No outro jogo do grupo, Costa do Marfim joga com o Sudão.

transmissão aqui no blog, coluna da direita
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto