domingo, 11 de novembro de 2007

SER PARTE NUM COLECTIVO HUMANO QUE QUER EVOLUIR

Como se sente alguém que estuda , lê , se informa , se esforça para melhorar , para ser coerente , para ser correcto consigo e com os outros , quer evoluir mental e fisicamente e fica dependente de pessoas que não desejam isso e pouco se esforçam para evoluir ?

Como se sente alguém que escuta um presidente ou um líder politico ou outro qualquer líder a dizer que não precisou estudar ou de dar bons exemplos para chegar a Presidente ou para alcançar um cargo de poder e liderança ?

Como se sente alguém que quer evoluir e escuta um líder qualquer a menosprezar aqueles que votaram nele e o puseram naquela função pública ?

Numa votação , é conveniente eleger pessoas responsáveis que gostam de se esforçar e trabalhar com qualidade e que em seu trabalho diário seguem o antigo ditado “ não deixes para amanhã o que se deve fazer hoje ”.
Num país democrático é necessário eleger pessoas que gostam de ampliar seu pensamento , pessoas que gostam de escutar as ideias dos outros pois essas ideias podem ser melhores ou não .

Vive-se actualmente num planeta aonde a informação está bastante acessível a qualquer pessoa normal , na maior parte dos países .

Nenhum rei ou presidente tinha acesso a tanta informação à apenas trinta (30) anos atrás. .
É bom viver num lugar aonde é possível trabalhar em paz , com alegria , com prazer , colaborando coerentemente , sem medos de morrer numa esquina qualquer ou ser raptado porque seu carro , sua casa ou sua pessoa apresenta-se com uma aparência mais cuidada e limpa .

É bom viver num país aonde o respeito pelos cidadãos é real , aonde as lideranças políticas e sociais respeitam e são respeitadas , não através da força bruta mas através da inteligência , da sabedoria e dos bons exemplos no dia a dia .

É bom fazer parte de um colectivo humano aonde as pessoas se esforçam para evoluir sabendo que isso implica num maior esforço mental e físico pois “pensar exige esforço”.
Se um líder ou responsável , político ou outro qualquer , diz que pretende alcançar determinado fim e depois utiliza-se de meios incorrectos para lá chegar , é claro que o fim também será incorrecto .
É aquela velha história do pai que fuma e diz ao filho para não fumar ...
Ou como diz o filósofo Friedrich Nietzsche , “"torna-se verdade no filho aquilo que no pai era mentira"” ..
É aquela conversa do especialista , do economista , do político , que sabe muitas teorias económicas , sabe muito da vida dos outros , sabe muito da vida do país , mas em sua própria casa as finanças estão desequilibradas , sua casa está suja , sua vida desorganizada , sua relação com a família é desequilibrada e bruta ,etc..
O velho ditado enganoso " olha para o que eu digo e não para o que eu faço" .

É muito importante o bom exemplo dos responsáveis para se construir um colectivo humano mais desenvolvido e uma democracia mais consciente .

É muito importante cada um cuidar muito bem de si próprio mas cuidar de si é também cuidar dos outros , é cuidar do colectivo humano e ambiental ao qual todos pertencemos , quer queiramos quer não , pois somos seres sociais que necessitam dos outros e do ambiente em geral para sobreviver .



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: