domingo, 4 de novembro de 2007

AINDA EXISTE UM PARAÍSO NA ÁFRICA AUSTRAL ?

No século XIV iniciou-se a Era das grandes navegações marítimas .

A África Austral , região aonde nos primórdios brotou a raça humana denominada “Australopithecus” , podia ser considerada um paraíso até ao século XIV .

Neste paraíso , o povo de um modo geral vivia certamente muito feliz , em tribos com hierarquias naturais determinadas pela sabedoria da experiência .

Havia um equilíbrio populacional e a natureza sábia provia com fartura os alimentos necessários para o dia a dia e cada tribo deslocava-se para qualquer lugar sempre que queria pois havia muito espaço geográfico e alimento para todos .

Os mais novos respeitavam os mais velhos e protegiam-se mutuamente pois todos sabiam que os mais novos tinham muita energia física ( energia animal ) mas os mais velhos possuiam a energia mental da sabedoria e da arte do bem viver ( a energia espiritual ) .

O clima era bastante ameno e os povos desta região não tinham complexos de beleza estereotipados no exagero , andavam com pouca ou nenhuma roupa desfilando suas cuidadas belezas corporais naturais nas brisas refrescantes dos ventos e nas águas cristalinas e sem poluição dos rios , mares e cachoeiras , namorando e desfrutando profunda , pacifica e agradecidamente as maravilhas que A VIDA lhes oferecia ali .

Esta região sempre foi desde os primórdios uma terra bendita com abundantes alimentos apanhados ou caçados nas florestas , nas savanas , nos rios , nos mares e águas cristalinas de sabor refrescante e o dia a dia destes povos era vivido realmente como em oração à vida e só findava ao nascer da noite profunda , com poentes de fogo ardente e fogueiras em cânticos de mil cores desfilando em danças os corpos saudáveis e fortes ao som de tambores vibrantes rufando em mãos de tocadores mágicos .

O paraíso não estava em alguma teoria do além utópico e dogmático a alcançar mas está ali bem presente e era desfrutado plenamente por todos , desde a criança mais pequena até ao adulto mais velho através de um viver que se rege pelos princípios da colaboração .

Eram tribos felizes em harmonia com a natureza e essa era a sua maior riqueza .

**************************
clique em Ler mais para aceder a todo o texto



Um dia , durante o século XIV e XV , nesta África Austral apareceram alguns grupos humanos vindos do mar do norte , de outro continente , poderosos em seus barcos de guerra movidos a vento com velas latinas e armas de ferro e pólvora que permitiam a estes homens dominar , pela primeira vez no planeta , os mares nunca dantes navegados e suas terras esplendorosas

Estes homens vieram vestidos com roupas extravagantes e coloridas que escondiam seus corpos do sol e procuravam riquezas em terras nunca visitadas pelo mar .

Diante de tanta beleza nas orlas marítimas com florestas extasiantes e rios de águas potáveis abundantes , estes grupos humanos vindos do norte usaram sua força militar para se imporem e dominarem .

Estas figuras cobertas de roupas grossas em corpos suados e cheiros caracteristicos após semanas e meses no mar sem tomar banho nem as vestimentas lavadas faziam rir os povos nativos que viviam naturalmente com abundância de águas e alimento e os corpos energizados pela natureza .

Foram cenas trágico-cómicas para os povos que ali viviam tranquilos e pacíficos , ao perceberem aqueles homens de cor clara e estranha vindos do mar do norte esfomeados , barbudos , com suas armas ferozes e objectivos gananciosos .

Os povos vindos do norte deveriam e devem ter um pensamento mais sábio na aproximação e contacto com os povos do sul .

Os povos inteligentes sabem que a harmonia faz parte da arte do bem viver e se os povos do norte querem aproximar-se dos povos do sul devem fazer isso cautelosamente , pedindo licença , numa relação de respeito e trocas de bens , de cultura e sabedoria e não de domínio militar , económico e cultural .

Num desses grupos que invade África , neste inicio do século XV , veio o humanista e poeta Camões que por suas criticas inteligentes aos modos de vida das Cortes reinantes do norte aonde vivia foi degredado para longe de sua terra natal .

Este humanista , homem sapiente , ao contactar com os povos do sul e ao deparar com tantas e formosas belezas cantou e encanta em versos que o mundo que encontrou é pleno de ninfas , musas e amores e que a vida também é mais bela deste lado do céu .

Porém , poucos humanos do norte entenderam , muitos continuam a não entender até hoje , a mensagem do poeta maior e muitos erros foram e são cometidos neste contacto entre povos e culturas diferentes .

Aos poucos recrudesceram os conflitos em África , entre os povos do norte e do sul , culminando no fim do século XX com as guerras pela independência dos territórios coloniais e com bastante prejuízo para todas as partes envolvidas .






Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...