sábado, 24 de novembro de 2007

O OUTRO LADO

ABOU HAYDARA, historiador senegalês, licenciado em Paris, chefe de Departamento de Línguas e Civilizações Romanas na Universidade Cheik Anta Diop de Dacar, autor de vários livros de História, nomeadamente sobre os Descobrimentos, editou na Harmattan, este ano, um livro de 302 páginas, o seu último livro, "O Outro Lado da Epopeia Portuguesa em África". Não editado em Portugal!, fala sobre a "ternura portuguesa" de que também falava Léopold Sédar Senghor. Esta "ternura" fez milagres na África colonizada, como a mestiçagem, mas também causou enorme sofrimento. Na obra L'Envers de L'épopée Portugaise en Afrique que relata o extenso período entre os séculos XV e XX o autor entusiasma-se quando afirma que "graças às suas viagens marítimas, os portugueses alargaram as fronteiras do mundo". Mas tece fortes críticas ao imperialismo religioso e ao tráfico de escravos que foi efectuado afirmando que "é permitido aos portugueses viver sob todos os céus".


A "ternura africana" dos portugueses permitiu ao poeta Senghor afirmar que " a emoção é negra e a razão grega" e a pedir em Epitáfito que "quando eu morrer, meus amigos, deitem-me sob Joal-la-Portugaise/ das pedras do Forte façam o meu túmulo/ e os canhões guardarão o silêncio".
No resto do livro são críticas e das fortes a um regime português que foi pioneiro numa colonização evangelizadora e do lucro puro e duro. Fica-se a saber que "o primeiro carregamento de escravos africanos foi transportado por portugueses de Angola para Lagos, em Portugal".
Um livro a reter e que deveria já estar publicado em português
TEXTO INICIAL




TEXTO SECUNDÁRIO




Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

(...) "o primeiro carregamento de escravos africanos foi transportado por portugueses de Angola para Lagos, em Portugal".

Julgo poder dizer que esta afirmação está incorrecta, por duas razões:

1ª) o primeiro carregamento de escravos africanos deve ter sido feito durante o Império Romano; estes escravos eram trazidos do Norte de África e da Núbia, pelo menos;

2ª) o primeiro carregamento de escravos negros transportados por portugueses não podia ter vindo de Angola; este carregamento teve lugar no ano de 1444, ou seja, cerca de 40 anos antes da chegada de Diogo Cão à foz do Rio Zaire.

No meu próprio blogue publiquei o relato, feito pelo cronista Gomes Eanas de Zurara, da chegada a Lagos dos primeiros escravos negros trazidos por portugueses. O relato pode ser lido aqui.

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Os primeiros escravos trazidos pelos PORTUGUESES ( no tempo do Imperio Romano nao havia portugueses) no entanto esses escravos nao podem ter vindo de Angola, concordo plenamente com o comentario anterior neste ponto. Talvez da costa da Guine...