quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Centro Cultural Português


O Centro Cultural Português em Luanda foi inaugurado em Janeiro de 1996 e está instalado no edifício da Embaixada/ Consulado de Portugual na capital angolana.
É constituído por um hall de entrada, uma sala de exposições, um auditório para 112 pessoas, três salas de aula e quatro gabinetes de estudo/administração.
O auditório onde decorrem as mais diversas actividades tem o nome de "PEPETELA" em homenagem ao escritor que recebeu o Prémio Camões em 1997 foi reequipado com equipamento audiovisual em 2005.
A Biblioteca do Centro tem sido ao longo dos anos uma referência em Luanda sendo frequentada por uma média superior a 300 pessoas por dia , na sua maioria jovens do Ensino Geral e Universitário.
Numa inter-relação língua-cultura, o Centro Cultural Português tem pautado a sua acção dando especial atenção à formação, à consolidação da Língua Portuguesa e divulgação da nossa cultura bem como ao apoio e acompanhamento de iniciativas de carácter cultural local que tenham como objectivo preservar e divulgar a cultura " lusófona".
Para isso, o estabelecimento de boas relações com Associações locais, como a Escola Portuguesa de Luanda, a Associação Recreativa e Cultural Chá de Caxinde, a União de Escritores Angolanos, a Liga da Juventude Lusófona, e a Liga da Juventude Ecológica, entre outras, têm contribuído para a dinamização do Centro e de outros espaços, com o estreitamento dos laços de amizade entre Portugal e Angola, daí decorrentes.



A Articulação com Instituições de Ensino locais e com o Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões tem sido igualmente uma preocupação do Centro. Também a articulação com outros agentes de Portugal como o ICEP que continuaremos a prosseguir, tem sido muito positiva para os nossos objectivos. Entre as diversas actividades que o CCP tem realizado e apoiado destacam-se:
- Cursos de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa- Cursos de Auxiliares de Bibliotecários - Formação na área do teatro - Exposições de pintura, escultura, fotografia e cartazes- Ciclos de cinema - Espectáculos de música, dança e teatro - Lançamento de livros - Seminários, colóquios, palestras, conferências.
Fonte: Instituto Camões




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: