sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O Estudo da Medicina no séc. XVIII e XIX


OS ESTUDOS DE MEDICINA NOS SÉCULOS XVIII E XIX
Os estudos de medicina em Angola tiveram o seu início no século XVIII, quando, sob orientações da Rainha D.Maria I foi fundado em 1791, o curso superior de Medicina sob a designação de “ Aula de Medicina e Anatomia de Luanda” .
“ Nos termos duma Carta Patente assinada por D. Maria I, foi nomeado aos 24 de Abril de 1789, o médico José Pinto de Azeredo(sic) para as funções de Físico Mor do então Reino de Angola, com a obrigação de curar para além do corpo militar do Reino, os doentes do Hospital e igualmente abrir uma escola de medicina para os que se quisessem empregar no exercício e prática da medicina”. (MANUEL, Carlos- 1997)
Foi proferido então o acto inaugural da Aula de Medicina, a Oração de Sapiência, aos 11 de Setembro de 1791. O curso estava constituído por aulas de Anatomia, Fisiologia, Química, Matéria Médica e Prática de Medicina.
“ Aos 29 de Dezembro de 1836, Lisboa,(...), aprovou e publicou a lei sobre a Instrução Superior nas Províncias Insulares. Essa lei parece ter sido criada em especial para o ensino da Medicina e ordenou a constituição de uma Escola Médico-Cirúrgica... ”. ( MANUEL, Carlos- 1997)
Esta escola leccionaria duas cadeiras. A primeira consistiria em Anatomia, Fisiologia, Operações Cirúrgicas e Arte Obstétrica. A segunda cadeira consistiria em Patologia, Matéria Médica e Terapêutica.
Essa lei regularizava também o quadro orgânico da Escola, o nível académico dos docentes e pessoal auxiliar, regência das cadeiras, salários e autorizava a formação de Farmacêuticos.
Aos 2 de Abril de 1845, a Rainha e o Ministro dos Negócios da Marinha e do Ultramar, assinaram, publicaram e mandaram executar o Plano de Organização e Regulamento do Ensino Médico nas Províncias Portuguesas de África, que de entre outros aspectos, limitava a natureza das intervenções cirúrgicas que os recém cursados poderiam realizar, em virtude da inferior diferenciação profissional dos mesmos.

Fonte: Faculdade de Medicina Agostinho Neto





Pensar e Falar Angola

Sem comentários: