terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia da Internet Segura - 9 de Fevereiro 2010


No dia 9 de Fevereiro celebra-se o Dia da Internet Segura. Este acontecimento partiu de uma iniciativa da Comissão Europeia e do INSAFE, uma rede de organizações que coordenam projectos de sensibilização para a segurança da Internet. O Dia da Internet Segura é especialmente dirigido a crianças e adolescentes, de várias nacionalidades.

O computador e a Internet fazem já parte do nosso dia-a-dia. Às crianças e jovens, oferece-lhes oportunidades fantásticas para aprender, brincar, pesquisar, comunicar e criar. Apesar de recente e virtual, a Internet está longe de ser um mundo perfeito, sendo necessários cuidados especiais para se ter uma experiência positiva.
Debater sobre a segurança no computador e na Internet é promover uma utilização segura, consciente e responsável das tecnologias.

Como empresa que actua na área da inovação tecnológica e na disponibilização de software e serviços online, a Microsoft Portugal está consciente que a utilização destas ferramentas necessita de ser acompanhada de orientação e de informação.
Por isso, no dia 9 de Fevereiro, a Microsoft promove acções de sensibilização junto da comunidade educativa, em especial crianças e jovens, para uma utilização mais segura e responsável da Internet e do computador.

Ainda neste dia, mais de 60 países e organizações internacionais vão juntar-se numa reunião virtual com o objectivo de debater e partilhar informação sobre este tema entre diferentes grupos etários, continentes e culturas.

Porque é nosso desejo que todos os dias sejam dias de Internet Segura, convidamo-lo a visitar os sítios www.jovensonline.net e www.seguranet.pt onde encontrará conteúdos especialmente preparados para as crianças. Pais e professores encontrarão aqui, também, uma secção que lhes é especialmente dirigida e os ajudará a abordar este tema junto das crianças.

As 5 regras básicas de Segurança

Para as Crianças e Jovens utilizarem a Internet

  • Usar o e-mail
    "Protejo o meu computador. Só abro e-mails de pessoas que conheço."
  • Jogar na Internet
    "Protejo as minhas informações pessoais. Mantenho a minha senha secreta de todas as pessoas."
  • Conversar na Internet
    "Comunico em segurança. Não dou o meu nome ou a minha morada a outras pessoas na Internet."
  • Pesquisar na Internet
    "Respeito os outros. Quando retiro informação da Internet indico sempre o seu autor e sítio onde a encontrei."
  • Participar num Blogue
    "Navego em segurança. Falo sempre com os meus pais se encontrar uma imagem ou uma mensagem que me incomode."

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: