terça-feira, 20 de outubro de 2009

Antigos Alunos do Salvador Correia


Emails:

anabelasimao.vmliceu@gmail.com

pangeia.editores@gmail.com

Exmo (a). Sr (a).

Para assinalar os 90 anos da criação do Liceu Nacional Salvador Correia de Luanda, a Associação dos Antigos Alunos do Liceu Salvador Correia - Portugal (AAALSC-P), em conjunto com as Editoras Pangeia e Chá de Caxinde, editou o livro Viva a Malta do Liceu! com o objectivo de evocar a sua criação, as actividades do grande número de jovens que por lá passaram – mais de 20.000 estudantes – os momentos mais marcantes da sua existência e também o particular espírito que inculcou e que a todos marcou.

Este estabelecimento de ensino ocupa um merecido lugar de honra na história do ensino em Angola, pois foi o alfobre de uma grande parte dos actuais quadros angolanos e também de uma vasta lista de personalidades de relevo na política, artes e ciências, em Portugal e pelo mundo. Como aliás salientou o historiador José Martins dos Santos em Cultura, Educação e Ensino em Angola (1974, Luanda), pelo seu pioneirismo e decisiva importância no desenvolvimento do ensino em Angola, «O Liceu Salvador Correia… foi um farol a rasgar as trevas da ignorância e uma esperança a brilhar no espírito das gerações jovens, artífices do seu futuro.»

Organizado por um colectivo que contou com a coordenação de Miguel Anacoreta Correia, a edição deste livro foi possível pelo apoio do Banco de Fomento de Angola (BFA), do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), da Fundação Portugal - África (FPA) e da Cuca-BGI, cujos patrocínios honram sobremaneira esta iniciativa.

O livro, que percorre todos os 56 anos de existência do liceu (1919-1975), pretende ser o primeiro de uma série destinada a preservar a memória daquele espaço e dos que por lá passaram.

Certos de que será do vosso interesse acompanharem a sua apresentação em Portugal, convidamo-los a estarem presentes no próximo dia 23 de Outubro, pelas 18.30, na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, 380), numa cerimónia que contará com a presença do Professor Doutor Ilídio do Amaral, conhecido geógrafo natural de Luanda e antigo aluno daquele liceu, que fará a apresentação.

O livro Viva a Malta do Liceu! será apresentado em Coimbra, no dia 31, pelas 18.30, no Museu da Água (Parque Dr. Manuel Braga), e depois, à mesma hora, no dia 7 de Novembro, no Auditório do INATEL no Porto (Rua do Bonjardim, 497), prevendo-se ainda uma sessão de apresentação na Casa de Angola, em Lisboa.

Antecipadamente gratos pelo acolhimento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Lisboa, 16 de Outubro de 2009

Os Editores


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...