sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Residência artística de Luis Damas


Residência de coreógrafo Português na companhia de dança contemporânea de angola

Entre os dias 30 de Setembro e 10 de Outubro a Companhia de Dança Contemporânea de Angola receberá, em residência artística, o bailarino e coreógrafo português Luís Damas, numa acção que se insere no âmbito da cooperação entre a CDC e o Instituto Camões.

A sua estadia em Angola é parte integrante da estratégia de formação e intercâmbio artístico que a CDC pretende implementar para o incremento do nível técnico e profissional dos seus bailarinos.

Para que a presença deste profissional de dança possa ser partilhada por outros interessados, a CDC organizou, com a direcção da Escola Média de Dança do DINFA do Ministério da Cultura, um programa de trabalho para os seus alunos e, em parceria com o Instituto Camões, será realizada no Auditório Pepetela uma palestra no dia 9 de Outubro pelas 18.00 Horas, aberta ao público, visando em particular todos os praticantes e integrantes dos diversos grupos e outros colectivos de dança.

Entre 1982 e 2001 Luís Damas dançou no Ballet Gulbenkian onde foi 1º bailarino. Em 1996 ganhou o 1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro no “The 2nd Japan International Ballet and Modern Dance Competition. Trabalhou com diversos coreógrafos de renome, entre os quais V. Wallenkamp, O. Roriz, J. Kilian, C. Bruce, L. Falco, P. Taylor, R. Pederneiras, G. Ismailian. Foi professor convidado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa, onde criou a Companhia de Dança da FMH. É autor/realizador premiado de diversos trabalhos na modalidade de videodança.

Como coreógrafo assinou diversos trabalhos, entre os quais “Saudade”, “Formas”, “Passagem”, “Metamorfoses”, “Visão” e “Pés nus sobre a terra sagrada”.

Como professor, Luís Damas tem dirigido diversas aulas, cursos e workshops em Portugal e no estrangeiro.

Gabinete de Divulgação e Imagem da CDC, aos 30 de Setembro de 2009




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: