sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MITO - OEIRAS2009

PEÇA
KIMPA VITA,
A PROFETISA ARDENTE

ELINGA TEATRO
ANGOLA

11 Setembro
LOCAL E HORA

OEIRAS_21:30
AUDITÓRIO MUNICIPAL EUNICE MUÑOZ

M/10 _ 70min
ENTRADA LIVRE
Entradas a levantar no local do espectáculo a partir das 16h do próprio dia. Entradas limitadas à lotação da sala.


Ontem em sala cheia e espera-se que hoje também:

Elinga-Teatro

Vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Teatro.

O grupo Elinga-Teatro (do umbundo elinga = acção, iniciativa, exercício) foi criado no dia 21 de Maio de 1988. A sua existência inscreve-se, no entanto, numa linha de continuidade iniciada com o grupo Tchinganje (1975/76) e prosseguida com os grupos Xilenga-Teatro (1977/80) e Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda (1984/87).

De comum entre todos a presença do mesmo director artístico, a activa participação de um núcleo de actores que sempre que necessário se desdobraram em técnicos, administradores e produtores e, acima de tudo, um mesmo projecto de teatro, voltado para o resgate e promoção da cultura angolana a todos os níveis (incluindo um tratamento moderno dos seus valores tradicionais) e para a difusão de um repertório teatral universal.

De um propósito vincadamente intervencionista do ponto de vista político, em que o teatro foi utilizado principalmente como instrumento de mobilização e consciencialização popular (grupo Tchinganje), passou-se a uma etapa em que começou a ser dada ênfase a uma função expressiva mais elaborada (grupos Xilenga e de Medicina) até à fase actual, em que a pesquisa de linguagens novas e a experimentação se têm vindo a tornar dominantes (grupo Elinga-Teatro). O que importa realçar é que entre os quatro grupos se acabou por criar uma continuidade temporal, estética e de conteúdo, que estabelece uma linha minimamente coerente de desenvolvimento teatral em Angola, durante um período de mais de 34 anos (Março de 1975 a Maio de 2009).



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: