terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia do Héroi Nacional

Uma exposição fotográfica que retrata os percursos históricos na vertente política, económica, social, cultural e desportiva, do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, e do actual, José Eduardo dos Santos, foi aberta esta segunda-feira, ao público num acto enquadrado na jornada do Dia do Herói Nacional.

A exposição fotográfica, que perdura até ao próximo dia 20 do mês em curso em homenagem às duas máximas figuras políticas, encontra-se na sede do governo da província e foi oficialmente aberta pelo vice-governador do Kuando Kubango, José Maria Ferraz dos Santos, em cerimónia testemunhada pelos responsáveis do executivo daquela região, entre outros convidados.

Segundo José Maria, a jornada comemorativa do 17 de Setembro iniciou no dia 28 de Agosto e esta exposição é uma das acções agendadas, consoante o programa do governo da província, em saudação ao Dia do Herói Nacional.

Explicou que a exposição, sendo cada figura homenageada com os seus tratados fotográficos, reserva factores de interesse histórico, como envolvimento pessoal de António Agostinho Neto na luta de libertação nacional até 1979.

Para o presidente José Eduardo dos Santos, avançou o governante, a exposição de várias fotografias datam desde o dia 20 de Setembro de 1979 até a presente data, mostrando ao público as trajectórias na vertente económica, política, cultural, diplomática e desportiva, em função de todo esforço feito pelo actual Chefe de Estado, como timoneiro da independência, estabilidade, desenvolvimento e a unidade nacional dos angolanos.

Na ocasião, o vice-governador convidou a população a visitar a exposição, apelando na necessidade de todos comparecerem na sede do governo, no sentido de aperceberem-se, ao pormenor, da história das duas personalidades.

No Kuando Kubango, o acto provincial do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, será realizado no município do Calai, a sul da sede capital, Menongue, jurisdição fronteiriça à República da Namíbia, onde as condições essenciais para o efeito já estão sendo criadas, com vista a uma homenagem condigna aos heróis nacionalistas, tanto conhecidos como os anónimos.

ANGOP
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola