quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Me apetece falar

Procurava eu fotos antigas de Angola. Na verdade tenho visto que muita coisa bonita se está a fazer em Angola. É claro que em Luanda é dificil ver-se porque em Luanda não se vê mesmo nada para além de um trânsito impossivel, gente que corre em todas as direcções - acho que ainda não vi ninguém a correr na vertical ascendente, mas na descendente já vi e não gostei.
Mas comecei por dizer que procurava fotografias antigas, não as do tempo colonial que essas já estão tão gastas que já não é possivel ver-se nada com nitidez, mas fotos que apanhassem todo o processo revolucionário, fotos dos herois que se foi ouvindo falar ao longo dos tempos e quase nada encontrei. Esta, num blog brasileiro - o Blog do Bob - apenas assim e datando de 1992. Penso que se preparava a comemoração dos Heróis Angolanos. Se não era seria outra comemoração oficial, uma homenagem aos Heróis anónimos.
Este ano o dia é dedicado ao Dr. Agostinho Neto, primeiro Preseidente da República popular de Angola, assim chamada na proclamação da Independência. Nota-se um interesse crescente no conhecimento da História de Angola, dos seus protagonistas e Agostinho Neto é disso um exemplo. Mas há que procurar outros muitos, que com armas ou apenas com a inteligência, com abenegação fizeram nascer ANGOLA e poder assim mostrar os alicerces deste novel país.
Um Viva enorme a todos os Heróis Angolanos.




Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto