sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Semana dos Sabores Angolanos

Semana de sabores e saberes angolanos no Tivoli Oriente-Lisboa

24 de Setembro de 2009, 17:18

Durante uma semana e até o dia 28 de Setembro, decorre no Hotel Tivoli Oriente uma mostra de sabores e saberes angolanos.

Enquadrado nas festividades do dia do Herói Nacional, o Restaurante XVIII Colina do Tivoli Oriente apresenta todos os dias um buffet ao almoço e ao jantar de iguarias tradicionais, sob o comando de Wilson Aguiar, um dos mais reconhecidos Chefs da cozinha tradicional angolana.

Esta foi aliás a primeira vez que o Chef Wilson saiu de Angola para mostrar o seu trabalho, embora já tenha recusado muitos convites por falta de tempo.

A concluir o segundo ano no curso de Hotelaria em Luanda, este Chef de 32 anos encontrou na culinária uma paixão que já leva 16 anos e que a princípio, não passava de uma obrigação. "Comecei muito novo, como toda a gente, por baixo, lavando pratos nas cozinhas de restaurantes para ganhar o meu sustento. Mas depois fui subindo, fui aprendendo, fui gostando daquilo que fazia, fui fazendo também alguns cursos e aperfeiçoando algumas técnicas".

Wilson possui em Luanda uma empresa de catering, a Nawil Service, que trabalha em eventos desportivos, servindo clubes de futebol e basquetebol mas também é frequentemente solicitado a servir em casamentos, baptizados, aniversários.

Para além de gerir a sua empresa, apresenta na Televisão Pública de Angola, há oito anos, um programa sobre culinária, que vai para o ar todos os domingos as três da tarde. Trabalho não lhe falta! Hoje Wilson Aguiar vê a culinária a tomar outros rumos e é mais frequente ver homens a seguir por este caminho, o que recomenda. "Antes os homens viam essa profissão como um bicho de sete cabeças.

Mas hoje em dia vê-se cada vez mais homens a seguir este caminho, o que é bom, já não há os constrangimentos de antigamente", relembra. Mais do que cozinhar, Wilson tira partido daquilo que faz, empregando uma paixão que confere um toque sui generis a aquilo que confecciona.

Das suas experiências, o Chef Wilson inventou um prato: Muamba de marisco, feito a base de manteiga de amendoim e vários mariscos.

Dos pratos presentes na mostra, destaque para as entradas: Kifufutila, feito a base de ginguba , farinha de mandioca torrada e açúcar, arroz de coco, bolo fashion (ginguba com leite condensado); pratos de carne como gibula (coelho) a base de vinho tinto, galinha de Angola (galinha só com sal), kibaba de choco (feito a base de óleo de palma e mandioca); pratos frios como salada de Angola (massa espiral, beringela, camarão, milho e salsa), salada de galinha e ananás, salada de peixe com tomate, acompanhado de batata doce e mandioca, entre muitos outros de fazerem crescer água na boca.

Muitos angolanos mas também portugueses adeptos da cozinha angolana aproveitaram esta mostra de sabores para matar as saudades do melhor que se faz na culinária angolana, ao apresentarem-se em peso no Restaurante XVIII Colina, que ficou cheio de clientes num ápice.

Muitas pessoas fizeram questão de saudar o Chef Wilson, como uma portuguesa com muitas raízes em Angola mas a residir na Austrália, que fez questão de ressalvar que não perde um único programa do Chef, na TPA Internacional.

A realização do CAN em território angolano em 2010 não passa despercebido a este chef. Wilson aproveitou para saudar quem defende que durante o CAN se deve dar primazia a culinária Angolana, relembrando que a culinária também faz parte da cultura de um povo e num evento desta natureza, deve-se aproveitar ao máximo para se expor o que de melhor o país tem a nível cultural.

Wilson aliás já está convidado, juntamente com outras empresas de catering em Angola para trabalharem com a organização durante a realização do Campeonato Africano das Nações em futebol.

Os almoços e jantares são acompanhados de música tradicional angolana. Para além dos sabores e saberes, decorre ainda outras manifestações culturais angolanas como passagem de modelo, exposições fotográficas e pinturas, entre outras.


Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola