segunda-feira, 4 de maio de 2009

Shopping Fortaleza: rodeado de história - Jornal O País/Luanda





Mais um ...
...se não houver outros meios vai ser lindo chegar à Ilha ...
Shopping Fortaleza: rodeado de história
Será erguido entre o museu a fortaleza de S.Miguel que alberga o Museu das Forças Armadas e o futuro Museu da Ciência e Tecnologia.
Shopping Fortaleza terá acesso pela Avenida 4 de Fevereiro e situa-se no caminho para a Ilha do Cabo e para o novo centro urbano da Chikala, fica assim, no centro histórico de Luanda cercado de pólos de interesse turístico e cultural.
Oferecendo 473 lugares de estacionamento, o centro, que terá dois pisos, foi desenhado, segundo os seus promotores, dentro dos padrões arquitectónicos mais modernos do mundo.
A fachada envidraçada assegura a iluminação natural e permite manter o consumo energético em níveis relativamente baixos ao longo do dia.
No piso 1 as lojas terão as fachadas para um amplo átrio, ou corredor, e será possível, em determinados pontos, ver os outros andares, o que possibilita uma melhor orientação. O acesso aos outros pisos poderá ser feito por escadas rolantes ou por elevadores estrategicamente colocados perto das chamadas lojas âncoras. No átrio principal haverá um elevador panorâmico.

O piso 2 contará com mais 4 metros de largura que o primeiro, o objectivo é potenciar a interacção visual entre as lojas. Já no piso 3 estarão concentradas as áreas de lazer distribuídas pelos sectores da alimentação, cinemas e eventos. A área de alimentação será servida por uma praça ampla, com cobertura
metálica em arco e iluminação natural. Esse espaço terá vista para a baía e para a fortaleza. Os serviços de restauração estarão assegurados por 10 bares ou restaurantes com uma média de 50 m2 cada e por dois restaurantes VIP que somam 470 m2, com terraços exclusivos. A área de eventos estará ligada por corredores de serviço que facilitarão a prestação de serviços gastronómicos em ocasiões especiais.

Os cinéfilos terão quatro salas, numa oferta total de 990 lugares quepoderão servir para acolher palestras e outras realizações. Os promotores do projecto, que o apontam como O Novo Centro de Luanda, vêm no seu empreendimento a cara da Nova Angola, que cresce e desperta a atenção do mundo. Dizem também que "além de conforto para os angolanos, o Shopping Fortaleza vai ajudar a gerar empregos e rendimentos para o país" e afirmam que "o empreendimento será um marco na reconstrução do centro de Luanda, trazendo modernidade e valorização do seu tecido urbano".


No entanto, para os luandenses, fica a proposta dos promotores em liderar a transformação das ruínas da antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão, no futuro Museu da Ciência e Tecnologia, valorizando o passado industrial da área, e a recuperação de uma das casas adjacentes para o seu uso como ponto de informação turística. Fica, assim, explicada e valorizada a opção por construir um centro comercial num local tão próximo de um dos mais importantes pólos de atracção turística da capital angolana, a fortaleza de S. Miguel. Sem negligenciar a piscadela de olho aos mais jovens que serão, seguramente a grande maioria dos visitantes do museu, sabendo-se da apetência que têm pelo consumo.

Em termos de inserção paisagística, os projectistas do centro garantem que não haverá choque com a arquitectura da área, nem com a fortaleza, ganhando-se, antes, com a ligação de todas as zonas envolventes com a nova cara de Luanda e, principalmente, com o modernismo das construções que se estão a erguer na capital, com particular destaque para a zona baixa.
A localização estratégica do projecto permitir-lhe-á uma boa relação com a avenida marginal de Luanda que vem sendo palco de obras para o seu alargamento. Desta forma, com a esperada requalificação urbanística da Ilha do Cabo e o com o prolongamento da Avenida Marginal para a Chikala e para a Samba, e com a construção do novo centro administrativo na Praia do Bispo, o
Shopping Fortaleza fica igualmente situado no meio de uma importante rota de circulação de pessoas de todas as classes e idades, em lazer e em trabalho, um trunfo que torna obrigatório seguir-lhe o percurso, numa altura em que a concorrência não dará tréguas.



Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...