sexta-feira, 1 de maio de 2009

PATRIMÓNIO UNESCO

Namibe - O arqueólogo francês Manuel Gutierrez , afirmou quinta-feira na cidade do Namibe que as pinturas rupestres de Angola possuem qualidade para fazer parte da lista do património da humanidade da UNESCO.

Em entrevista à Angop, à do lançamento da obra literaria “Arte Rupestre em Angola” de sua autoria, Manuel Gutierrez sugere que as autoridades governamentais devem apostar mais na divulgação das pinturas do país.

Segundo o especialista, países como Austrália, África do Sul, Botswana, Namíbia, Lesoto, Argélia fazem muita publicidade das suas pinturas rupestres e já incluídas na lista do património mundial da UNESCO.

“Na Europa, por exemplo, ninguém fala das pinturas rupestres de Angola. Mesmo em Angola, poucos sabem se existem pinturas rupestres no país”, rematou.

Tecnicamente, afirmou, apesar de ser um pouco difícil interpretar a mensagem do autor, o que interessa nas artes rupestres, entre vários elementos, é saber o que o pintor ou seus autores quiseram transmitir.

Disse que as pinturas rupestres de Angola apresentam-se, na sua maioria, em forma geométrica, levando, por isto, muito tempo a interpretar. Mas em relação as gravuras de animais, o autor afirmou que a interpretação torna-se um pouco fácil, devido as suas características específicas de apresentação.

FONTE: Angola Press


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola