segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comemorações do dia de África



Comemorações

do

Dia de África

 

 

 

 

18-30 de Maio 2009

Casa Municipal da Cultura

COIMBRA

 

 

 

 

Penteados Tradicionais Angolanos

 


 

HELENA JUSTINO

 

 

CASA DA GUINÉ

COIMBRA


HELENA JUSTINO

 

CURRICULUM

 

HELENA JUSTINO nasceu no Porto em 1944. Curso Geral de Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e licenciatura em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Fez a primeira exposição individual no Museu de Luanda, em 1963, e expõe regularmente desde 1985.

 

Além de ter participado em mais de meia centena de exposições colectivas, fez as seguintes exposições individuais:

1985 - Galeria Fonte Nova - Lisboa (Outubro); Restaurante O Encoberto - Setúbal (Dezembro).

1986 - Galeria de Arte de Tavira - Tavira (Outubro); Botequim do Rei - Lisboa (Dezembro); Pousada de S. Filipe - Setúbal (Dezembro).

1987 - Galeria Fonte Nova - Lisboa (Junho).

1988 - Codilivro - Lisboa (Fevereiro); Galeria Artex - Lisboa (Maio).

1989 - Galeria Almadarte - Costa da Caparica (Fevereiro).

1991 - Galeria Almadarte - Costa da Caparica (Outubro).

1992 - "África e a Guerra Colonial" - Associação de Deficientes das Forças Armadas - Lisboa (Abril); "Para um Conto de Miguel Torga" - Galeria Roca - Marinha Grande (Junho); "O Meu Menino é de Ouro" - Galeria Ditec - Lisboa (Novembro).

1993 - "Paisagens Interiores" - Galeria Belo-Belo - Braga (Maio).

1995 - Galeria Inter-Atrium - Porto; Galeria Irene Benzinho - Pombal (Novembro).

1996 - Galeria Época - Guarda (Maio); Galeria Inter-Atrium - Porto (Setembro).

1997 - Galeria Inquisição - Setúbal (Junho); Galeria Manuela Cruz - Castelo Branco (Novembro).

1998 - Galeria Enes - Lisboa (Março).

           - Atelier Edmundo Cuz - Várzea de Colares (Outubro).

1999 - Galeria Inter Atrium  - Porto (Abril).

            - Gallery Center - Lisboa  (Julho).

2000 - Galeria Artes & Artes - Lisboa (Outubro).

2004 - Galeria Municipal Artur Bual – Amadora (Fevereiro).

2005 – Galerie Riedel – Frankenthal – Alemanha (Maio).

         - Galeria Iosephus – Lisboa (Novembro).

2006 – Galeria Artela – Lisboa (Novembro).

         - Galeria da TAAG – Lisboa (Novembro-Janeiro 2007)

2008 – Clube de Jornalistas (Novembro)

 

 

OBRA GRÁFICA

 

1988 - Serigrafia “O Fruto Proibido”, executada pela Aresta, Torres Vedras

1992 - Serigrafia “África e a Guerra Colonial”, edição de Fernando Rebelo, Lisboa

1996 – Serigrafia “Passarada”, edição do Centro Português de Serigrafia, Lisboa

1997 – Serigrafia “Natureza Morta”, executada por Aladino Jasse, Lisboa

1999 – Serigrafia “Peixeiras”, edição da Galeria Enes, executada por Aladino Jasse, Lisboa

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

            - "Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses" de Fernando Pamplona

            - "Aspectos das Artes Plásticas em Portugal" de Fernando Infante do Carmo

            - Textos e artigos dos pintores Cruzeiro Seixas e Francisco Relógio, dos críticos Bettina Belitz, Porfírio Alves Pires, Edgardo Xavier e Margarida Botelho, dos poetas Mário António e Virgílio Alberto Vieira e dos jornalistas Rodrigues Vaz, Teresa Oliveira, Isabel Oliveira, António Sem, Lurdes Féria e Sandra Fernandes.


Texto para a Exposição de Helena Justino para a Exposição “Dois Povos, Duas Nações”, que vai estar patente no Espaço Arte da GROUPAMA, em Lisboa, de 30 de Maio a 12 de Junho

 

Dois Povos, Duas Nações

Semelhanças Inesperadas

 

 

“Dois Povos, Duas Nações”, intitulou a Helena Justino esta exposição que pretende, antes de mais, falar sobre Angola e Portugal e a sua proximidade em vários níveis, pese muito embora os remoques de um lado e do outro, que mais não são do que amuos de irmãos desavindos, mas irmãos.

É evidente que, se há muitas diferenças, no modo de vida, no modo de encarar o mundo, e especialmente na cultura, quando analisados bem de perto, neste mesmo plano, apresentam semelhanças inesperadas. Queremo-nos referir, como a artista quer assinalar nesta mostra, à semelhança evidente e surpreendente das máscaras usadas pelos dois povos, quer tenham em Angola o nome de muquixes, quer tenham em Portugal o nome de caretos. O seu significado e objectivos aparecem-nos com paralelismos inesquecíveis, quase inacreditáveis.

Por isso mesmo, não resisto a contar um episódio de que fui participante durante o exercício da minha profissão como chefe de programas da Televisão Popular de Angola, Luanda, em 1977, e que aliás já contei no meu livro “Angola – Estórias Esquecidas”, por explicar de forma muito sucinta e esclarecedora o que a artista teve em mente ao fazer esta exposição.

Tinham-se passado dois anos após a independência, os ânimos contra os colonialistas portugueses estavam mais acalmados, e o director-geral da TPA, o conhecido escritor Luandino Vieira, achou por bem que o meu programa "Cinema em Positivo e Negativo" já poderia incluir um ciclo dedicado ao cinema português. No final do ciclo, projectou-se, como complemento, uma sessão dedicada ao documentarismo português, que incluiu o documentário de Manuel Costa e Silva "Festa, Trabalho e Pão em Grijó de Parada", que tinha sido para mim, quando do seu visionamento, uma revelação.

"Festa, Trabalho e Pão em Grijó de Parada" tem por tema básico a festa de Santo Estevão, também conhecida como a festa dos Caretos, comemorada anualmente na citada aldeia transmontana no dia de  Natal, e que é, além da celebração do solstício de Inverno, um ritual de iniciação dos jovens aldeãos, que antes de entrarem definitivamente na idade adulta vão, nesse dia, de casa em casa, fazer um peditório de géneros que depois serão alvo de um bodo durante o qual já podem, pela primeira vez, fazer uso de bebidas alcoólicas.

De vários modos se pode fazer um paralelismo com as festas de circuncisão praticadas desde tempos ancestrais em todas as antigas sociedades tribais africanas, em especial as bantus, tomando em Angola o nome de Mucanda, que em quimbundo significa carta, mensagem, cerimónia que o grande escritor Castro Soromenho, actualmente quase esquecido, tão bem descreveu num dos seus mais interessantes livros de divulgação.

Por exemplo, em Grijó de Parada, os jovens aldeãos também se vestem com artefactos de palha, igualmente garridos de cores vivas e também igualmente utilizam máscaras, daí a designação de festa dos Caretos.

Normalmente, a "Régie" da TPA funcionava como todas as televisões em qualquer parte do mundo, isto é, quando passava um filme de maior duração, os restantes intervenientes da emissão conversavam, trocavam sarcasmos, contavam anedotas, enfim, tudo menos olhar para os visores, que para isso estava lá o realizador responsável para avisar alguns minutos antes de acabar.

Nessa noite, porém, ao fazer a minha ronda habitual pela "Régie", comecei por ficar alarmado. Ao contrário do bulício de sempre, todos os elementos, desde o sonoplasta, o meu compadre Jofre Neto, à anotadora, a Anabela, estavam quietos e mudos olhando com uma atenção inesperada a projecção do documentário "Festa, Trabalho e Pão em Grijó de Parada". Tento saber o que se passa, pelo menos uma explicação, mas toda a gente me pede para falar depois. Agora queriam ver aquele filme. E foi com emoção que assisti de novo à sua exibição, agora perante uma plateia denodadamente interessada, o que dá outra dimensão como espectáculo e como manifestação.

Não precisei de fazer perguntas no fim. O comentário do Manuel Eugénio, operador de câmara, actualmente a trabalhar na delegação da CNN em Luanda, esclarecia tudo:

- Ah! Mas afinal os portugueses são como nós!

O que séculos de convívio opressor não alcançaram, tinha-o conseguido o cinema, a arte das imagens em movimento. Como todos os povos - é bom esclarecer muitos dos nossos patrícios portugueses que julgavam que logo que atravessavam o Equador já se julgavam donos de Angola - também os africanos se julgam no centro do mundo, aliás não é por acaso que "bantu", de bantu quer dizer "os homens".

A pintura de Helena Justino não tem a ‘dimensão’ do movimento, mas o seu objectivo é o mesmo, utilizando a emoção das cores fortes e o encanto dos tons que só conhecimento do sol africano e a convivência com o vermelho-ocre da terra angolana podem transmitir.

 

Rodrigues Vaz



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: