quinta-feira, 28 de maio de 2009

Exposição fotográfica


Ndalatando - Uma exposição fotográfica que retrata a evolução histórica de Ndalatando, sede capital do Kwanza Norte, foi aberta hoje ao público, naquela cidade, no quadro das actividades alusivas às festas da cidade, a assinalar-se a 28 de Maio.

Promovida pela administração municipal do Cazengo, a amostra, denominada "Ndalatando ontem e hoje", reúne cerca de 100 fotografias que retratam as várias etapas da história e do crescimento da cidade. A mesma estará patente ao público até ao próximo dia 31 do corrente. A exposição aberta pela administradora municipal do Cazengo, Edviges de Jesus Ribeiro, foi antecedida de uma cerimónia de ritual tradicional, de invocação às divindades, realizada no morro do Binda (cerca de 20 quilómetros a sul de Ndalatando).

O acto foi presenciado por diversas entidades do governo da província, autoridades tradicionais, convidados e população.

O programa das celebrações circunscreve, entre outras, a realização de actividades recreativas, culturais, desportivas e campanhas de embelezamento em várias artérias da cidade. Fazem igualmente parte das actividades comemorativas inaugurações de chafarizes na periferia da cidade, festival de música sacra com a participação de diversas comunidades religiosas e espectáculos músico culturais. A realização, sábado último, de uma gala de homenagem à mulher empreendedora que se destacaram em várias vertentes da vida social da região, promovida pela associação "Mwanakazi Mwene" marcou a abertura das festividades que lembram a ascensão da ex-vila Salazar à categoria de cidade, a 28 de Maio de 1958.

A actividade decorrida no largo 1º de Maio de Ndalatando foi marcada pela entrega de diplomas de mérito a 16 mulheres da província, seguida de uma gala músico-cultural animada pelos artistas Elias Diakimuezo, Kituxi e seus acompanhantes, Nazarina Semedo, Bela Chicola, Djamila Delvis, entre outros.

Fonte: Angola press


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola