quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DNS

O DNS é uma Escola de Treino de Professores Alternativa
Com uma metodologia de ensino baseada no “aprende fazendo”, o DNS é uma educação moderna com a duração de quatro anos para o tipo de pessoas que aspiram fazer algo de extraordinário como professores, ou que talvez queira trabalhar com crianças ou jovens com necessidades especiais, como educadores ou porque não com Lideres de Projectos ou Instrutores de Desenvolvimento em áreas como o ambiente, desenvolvimento social ou econômico, desenvolvimento sustentado...os caminhos são muitos, mas a escolha é só uma...fazer a diferença.

Durante 30 anos a Escola Necessária de Treino de Professores( The Necessary Teacher Training college ou
Det Nødvendige Seminarium ) graduou cerca de 450 professores, 70% dos quais trabalham em escolas publicas ou privadas por toda a Europa e América do Norte, ou como Lideres de Projecto e Instrutores de Desenvolvimento em ONG’s em África, Ásia ou América Latina.

O ProgramaOs quarto anos no DNS incluem todas as disciplinas e exames necessários para obter o diploma numa educação “normal” de professores.

As disciplinas base são: “A Escola na Sociedade”, Didática Geral, Pedagogia, Psicologia e Filosofia da Vida/Cristianismo. Mais para a frente, cada aluno escolhe 4 disciplinas prioritárias de um total de dezoito praticadas nas escolas Dinamarquesas. Estas, devem cobrir pelo menos duas das três áreas: Humanidades, Ciência e Área Criativa.

Mas o mais importante é que..há muito mais a aprender nesta educação que apenas disciplinas...
Pode-se ver aqui os pontos básicos dos quarto anos:1ºAno "O Campo de Prática Internacional" Onde se Inclui o ponto alto deste período, uma viagem de 4 meses pela Ásia ( Índia, China...) . De seguida segue-se um período onde se desenvolvem as mais variadas actividades desde a elaboração de relatórios e “produtos” relacionados com a viagem ou a criação de uma peça de teatro que seguirá depois para uma competição teatral de inúmeras escolas Dinamarquesas, e muito mais...no fim o primeiro exame

2ºAno "O Campo de Prática Escolar inicial" Cinco meses de experiência de trabalho numa escola onde se tiram as primeiras ilações acerca do ambiente escolar . Depois, segue-se um período de estudos em Ciências Sociais baseadas na Europa Ocidental de preparação para mais um exame. Feito o exame pode-se então começar a preparação de um período de 3 meses chamado “Fazer a Diferença” onde a equipa se decide por um ou mais projectos que pretendem desenvolver neste imenso mundo.

3ºAno " O Campo de Prática Escolar na Sala de Aula "O 3º Ano reserva um período de práctica escolar diferente e alargado onde o objectivo é agora ser um professor de classe e ensinar diferentes tópicos, durante 10 meses, em escolas residências na Dinamarca. Inclui também um período de estudos ao qual se segue um par de exames.

4ºAno " O Campo de Prática Escolar Internacional" É aqui que se vai escolher a especialização que se quer seguir e depois ir trabalhar durante 8 meses em qualquer parte do mundo de acordo com as expectativas e interesses de cada um ( ...desenvolvimento educacional em África, trabalhar com crianças com necessidades especiais, colaborar com projectos educacionais de diferentes tipos, professor de classe numa escola publica...etc, etc...)

Que tem de especial o DNS? Eis alguns exemplos:
A Teoria e a Práctica estão sempre interligadas e em constante rotação. Por exemplo: O programa inclui dois anos e meio de prática escolar onde se integram as questões teoréticas e estudos a todas as respostas e conclusões a que se chega depois de um período de pratica e muitas discussões e debates com os colegas e professores acerca desse período.

Trabalho em Equipa e estilo de vida em Comunidade.Tu pertences a uma equipa que vai enfrentar uma educação em conjunto. Juntos, os planos irão ser feitos, executados, resolver os problemas económicos da equipa, sorrir, rir, chorar... tanta coisa que se partilha nestes 4 anos, que os torna inesquecíveis.

Descobre Viajando. Nestes 4 anos estás em constante movimento. Nunca estás parado seja fisicamente seja mental mente. Seja a viajar pela Ásia ou pela Dinamarca ou a viajar no teu sub-consciente de idéias e planos. Seja a conhecer o povo Africano seja a conhecer os teus colegas.

Contacta-nos!
DNS - The Necessary Teacher Training
College Skorkærvej 8, 6990 Ulfborg,
Denmark
FONTE DNS MAKING A DIFFERENCE






Pensar e Falar Angola

2 comentários:

são branca disse...

gostei muito do conceito. não tivesse eu três filhos, dois ainda em meio criar e estaria de abalada.

lille skvat disse...

Esta metodología se aplica también hasta cierto modo en todos los sistemas de enseñanza danesa, desde niños a adultos. Tiene sus ventajas, pero también muchos inconvenientes.

Saludos,

Lille Skvat
http://lilleskvat.blogspot.com

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola