quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jazz - as sombras e a luz


A exposição de Rosa Reis, no âmbito da 28ª edição de " Jazz no calor da Noite" é respeitosamente dedicada ao companheiro de muitas e longas sessões de divulgação do jazz entre nós: Tirso Amaral (  Lubango,  6 de Agosto de 1957 - Luanda, na Maianga, 13 de Junho de 2002).
Será um evento de portas abertas, de entradas livres.
Quando se escrever a história das artesplásticas em Angola, Tirso Amaral será um nome decisivo no capítulo dadivulgação e crítica. Porque, depois de Viteix, foi seguramente o maispersistente e activo membro de uma geração pioneira que fez uma revelaçãomilitante, apaixonada e continuada das artes plásticas.
A galeriaHumbihumbi que criou e manteve até à morte com tanto sacrifício e empenhamento,apesar da quase indiferença dos poderes públicos e privados, é um eixo centraldo seu longo currículo.
JB. 

Entretanto, e sobre Rosa Reis, aqui fica a opinião de Maria do Carmo Serén.
"...Em imagens fotográficas,no branco e preto de todas as experiências de limite, o jazz vive na “noiteamericana”, onde o foco de luz do fotógrafo-predador inventa os palcosminuciosamente definidos pela iluminação. Imagens como estas de Rosa Reis sabemdo olhar modernista que cai de cima ou sobe com o som, mas usam, aqui e ali, oexpressionismo duro do esforço e da tragédia. Nesse cenário de intimidade, osmomentos suspensos da fotografia edificam quimeras do humano e do instrumentode sopro e ouvimos a toada ausente, o espanto dos sons, organização no espaçode um fluxo domado, sorvido; imagens que não necessitam de legenda...".
Maria do Carmo Serén
Centro Português deFotografia


JAZZ: As Sombras e a Luz  |  Exposição Fotográfica de Rosa Reis

fotografia jazzy:
 uma arte de circunstância.

de 23 de Julho a 10 de Agosto (de Segunda a Sexta-Feira)

Centro Cultural Português - Luanda


Imagem inline 2

© J.J.Jazz - 2012

A Chancela da Qualidade.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: