domingo, 1 de julho de 2012

Caminho de Ferro de Moçâmedes reabilitado

Reabilitação
Comboio experimental do CFM recebido em festa na cidade do Lubango 


Lubango - O comboio experimental do Caminho-de-Ferro de Moçamedes, que transportou mais de uma centena de pessoas, entre governantes, parlamentares, jornalistas, entidades tradicionais, religiosas e demais convidados, chegou na noite deste sábado (30) à cidade do Lubango, proveniente do Namibe, tendo merecido uma calorosa e efusiva cerimónia de recepção.
 
Com cerca de nove horas de duração, num percurso de cerca de 180 quilómetros, a locomotiva efectuou uma viagem sem sobressaltos, tendo efectuado breves paragens nalgumas estações como a especial do Sacomar e da Bibala, no total de seis que a linha possui.
 
A locomotiva, recentemente chegada ao país, conta com sistema de vídeo-tv, iluminação, ar-condicionado, som, bancos confortáveis e espaçosos, condições que concorrem para uma viagem segura e cómoda. 
 
A comitiva governamental foi chefiada pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e integrada pelos vice-ministros dos Transportes e do Interior para os bombeiros e protecção civil, José Kuvingua e Eugénio Laborinho, respectivamente, assim como o secretário de Estado da Agricultura, Amaro Tati.
 
A obra de reabilitação do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes iniciou em 2008, esteve a cargo de uma empresa chinesa, e enquadra-se no âmbito do programa do Executivo que visa modernizar e interligar os transportes ferroviários, marítimos, rodoviários e aéreos, com a vista a melhoria da vida das populações.
 
O linha do CFM vai interligar as cidades do Namibe e do Menongue, na província do Kuando Kubango, quando entrar em pleno funcionamento, num percurso de mais de 900 quilómetros.
 
Os governadores das províncias do Namibe e da Huíla, Cândida Celeste e Assunção dos Anjos, na qualidade de anfitriões, também participam da viagem experimental.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: