segunda-feira, 6 de julho de 2009

Projecto de criação de um Centro de Investigação em Saúde em Angola



Projecto Cisa:
Parceria Luso – Angolana
Encontro com a comunidade científica portuguesa

7 de Julho, 15h30
Sala 1(Sede)


O projecto de criação de um Centro de Investigação em Saúde em Angola – CISA-, que está a ser implementado no terreno desde finais de 2007, será apresentado à Comunidade Científica Portuguesa a 7 de Julho, terça-feira, a partir das 15h30, na sala 1 da Fundação Gulbenkian. Na sessão estarão presentes o secretário de Estado da Cooperação, João Gomes Cravinho, a administradora da FCG, Isabel Mota, o especialista em doenças como a malária, Kevin Marsh, e um conjunto de técnicos nacionais e internacionais.


No âmbito do Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento, este projecto é resultado de uma ampla parceria luso-angolana, firmada em 2006, que inclui a Fundação Gulbenkian e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, juntamente com o Ministério da Saúde de Angola e o Governo Provincial do Bengo.

O centro de investigação, localizado na cidade do Caxito, pretende contribuir para um melhor conhecimento das doenças e problemas de saúde que afectam os países em vias de desenvolvimento, quer as doenças mais visíveis, como a malária, tuberculose e sida, quer as que são conhecidas por 'doenças negligenciadas' como a schistossomíase, tripanossomíase, febres hemorrágicas virais, filaríases e helmintíases.

Coordenado com as estruturas e recursos de Saúde já existentes, este projecto vai potenciar a investigação biomédica envolvendo investigadores angolanos e de outros países, sobretudo portugueses, assim como visa melhorar as condições de saúde da população local através do fortalecimento assistencial de serviços de saúde.

Prevê-se a conclusão da fase de instalação do Centro até ao final do próximo ano, 2010.


PROGRAMA


15h30 - Abertura da Sessão
Isabel Mota, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian
João Gomes Cravinho, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

16h00 - KEMRI - Wellcome Research Programme , Kilifi, Quénia
Kevin Marsh, Director do KEMRI

16h20 - Projecto 'Criação de um centro de investigação em saúde em Angola' (CISA)
António Costa, Presidente da Comissão de Acompanhamento Estratégico do Projecto CISA
Susana Vaz Nery, Coordenadora do Projecto CISA


17h00- DEBATE
Moderador: António Coutinho, Director do Instituto Gulbenkian de Ciência




Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...