segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hoje vou falar eu - Desgraça de J. M. Cortzze


Desgraça.
Não! Não!
Não sou profeta da desgraça, nem um expatriado, nem expoliado, nem nada e por isso não é nada disso que eu vou falar.
Desgraça apenas porque estive na cidade do Cabo. Estive é uma maneira de dizer. Comprei e li a Desgraça de J. M. Coetzze e aproveitei a viagem que o livro me ofereceu e lá fui carregado de imaginação. O Prémio Nobel levou-me pela mão por uma história em que envolve de desgraça os dois protagonistas. Título curto, contundente e acertado.
David Lurie é um professor universitário, divorciado, que divide o seu tempo entre aulas de alunos indiferentes e aborrecidos e as suas divagações físicas com a prostituta Soraya. Mas um dia Soraya deixa de o receber ele vira os seus azimutes para uma jovem aluna sua e com esta tem uma aventura amorosa. Mas... esta dá com a língua nos dentes e denuncia David Lurie às autoridades universitárias. David Lurie é expulso do seu cargo e opta por ir viver nos arredores da cidade do Cabo, com a sua filha. Aí sucederá uma tragédia... comprem o livro e fiquem a saber tanto quanto eu.
O livro é um retrato irónico, mas muito real da África do Sul dos nossos dias e das consequências do fim do Apartheid na relação entre raças e das mudanças efectivas do poder e da propriedade privada que entre as mesmas se estabeleceram..
É um livro que recomendo vivamente.
Afinal de contas o que é que isto tem a haver com o Pensar e Falar Angola?
Exactamente isso. Nada. Mas me apeteceu falar


Pensar e Falar Angola

2 comentários:

O Toke É Esse disse...

Tem tudo a ver, amigo Jotacê! Olho vivo para aprender com as virtudes e os erros do sistema sul africano.
Toke

Renato disse...

South Africa is the world