quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grupo baiano de kuduro divulga simbologia do país


01-07-2009 20:13

Dança
Grupo baiano de kuduro divulga simbologia do país
Fonte: Angop


Luanda – O primeiro grupo de dança kuduro no Brasil, denominado Academia de Kuduro Baiano Angola, vai divulgar a simbologia, as cores e os ritmos nacionais, no quadro do 02 de Julho, Dia da Independência do Estado da Bahía.

A informação foi avançada à Angop, hoje, quarta-feira, em Luanda, pela responsável do grupo Joida dos Santos, a propósito das festividades que serão realizadas na cidade de Salvador, capital daquele Estado do nordeste brasileiro.

Falando por telefone, a promotora cultural informou que, durante a exibição da Academia de Kuduro Baiano Angola, cujo logótipo é um mapa da Bahía pintado com as cores e símbolos da bandeira da República de Angola, vai apresentar uma indumentaria pintada com as cores da república, canções e danças nacionais.

O grupo, explicou Joida dos Santos, mantém ligações com o país, através do cantor angolano Yuri da Cunha, um dos patrocinadores do projecto, devendo iniciar o seu desfile no Bairro da Lapinha. Irá estender-se por diversas ruas de Salvador.

"Neste desfile, o nosso grupo vai promover e divulgar a cultura angolana, com a qual nos identificamos bastante", expressou.

A academia, informou, está a desenvolver um projecto para realizações de show e apresentações em Luanda, assim como troca de experiências com kuduristas angolanos.

"Estamos na fase terminal do projecto da viagem, na qual já está concluída a fase burocrática, agora estamos a aguardar pelos últimos detalhes que serão dado pelo padrinho do projecto, o cantor Yuri da Cunha", frisou.

O kuduro foi introduzido no Brasil, em 2000, pelo professor Álvaro di Amaro, também integrante da academia, que criou um programa étno-musical intitulado "Dj Panafricano" nas emissoras "Rádio Jovem Pan Cruzeiro AM", "Rádio Cristal AM" e Rádio Ilha FM", nos quais difundia o ritmo angolano.







Posted by Toke




Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Retratos e Momentos - Scrapbooking disse...

Boa noite! Estou reazliando um trabalho acadêmico com colegas de equipe sobre Angola. Gostariamos de ter contato com esse grupo da matéria, como podemos conseguir?

Grata,

Derla Barbosa
Salvador/BA

Os Bantu na visão de Mafrano

Read on blog  or  Reader AUTORES.club Grande encontro no Luena Editorial PC-E 25 de Abril de 22 de Abril de 2024 —  Alunos do  Seminário Mai...