quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Novos Hospitais


Municípios de Luanda terão novos hospitais
A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, efectuou ontem o lançamento da primeira pedra para a construção de hospitais dos municípios do Cazenga, Sambizanga e de uma das escolas que vai albergar alunos saídos do Mutu ya Kevela.No bairro do Maculusso, município da Ingombota, a governadora inteirou-se do projecto de construção de uma escola, que está a ser construída nos arredores do liceu Nzinga Mbandi, um dos três estabelecimentos de ensino que vai albergar os alunos das escolas Mutu ya Kevela e do Puniv no próximo ano lectivo. Os hospitais municipais do Cazenga e do Sambizanga terão capacidade de internamento de 75 pacientes cada. As obras dos empreendimentos, avaliadas em mais de um bilião e 616 mil Kwanzas cada um, estão a cargo da empresa Somague.

As obras dos hospitais, que possuirão bloco operatório, laboratório, área para consultas externas, lavandaria, cozinha e uma morgue, terão a duração de 13 meses e estão a ser erguidas em uma área de 3.400 metros quadrados.A governadora afirmou que a construção dos hospitais faz parte de um projecto do GPL, que visa aumentar a cobertura sanitária em todos os municípios permitindo que os serviços de saúde estejam mais próximos do cidadão. “Existe uma necessidade cada vez maior de trabalhar nos cuidados primários de saúde e esses hospitais vão ter a componente importante de fazer com que a aproximação do cidadão com os serviços de saúde seja mais efectiva e mais forte”, afirmou. Na opinião da governadora, os municípios do Cazenga e do Sambizanga estavam a precisar de hospitais da dimensão dos que serão construídos naquelas localidades, não só pela sua extensão, mas também pela sua densidade populacional. Francisca do Espírito Santo afirmou que o GPL, para além do hospital municipal, pretende dar resposta à população sobre o seu pedido para a construção de um Instituto Médio Politécnico, um campo polivalente para a ocupação do tempo livre dos jovens, a melhoria do fornecimento de água, luz e saneamento do meio.A construção de centros infantis comunitários, de forma que as crianças menores não fiquem na rua todo dia, mas tenham um espaço lúdico de aprendizagem e estejam preparadas para o ensino obrigatório, é também pretensão do GPL.

Fonte: Jornal de Angola on line



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...