quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A LINGUA PORTUGUESA INTERNACIONAL

Pensar e Falar Angola


A LINGUA PORTUGUESA INTERNACIONAL

É importante aqui deixar bem claro que o autor deste Ensaio é apenas um pensador lusófono com preocupações socio-ambientais , muito envolvido na construção da Comunidade Lusófona , e que procura utilizar-se da sua rica e bela língua materna denominada Língua Portuguesa inserida num contexto internacional , para construir dedutiva e positivamente pensamentos lógicos , transmitindo-os oralmente ou através da escrita de maneira objectiva e clara , com preocupação estética e sonora .

Não sendo o autor um profissional em matéria linguística , isso não justifica um alheamento ou não participação no enriquecimento desta discussão bem pelo contrário , nem tão pouco suas reflexões ou a de qualquer outro pensador podem ser desvalorizadas na tertúlia sobre a Língua Portuguesa .

Este autor construiu sua personalidade psíquica e cultural basicamente em três países - Portugal , Angola e Brasil , mas observando sempre e atentamente outras sociedades humanas não lusófonas e nestas três Nações procurou sempre observar e compreender todos os valores linguísticos e culturais , aqueles que considera menos bons e os que considera melhores , os mais e os menos ruidosos , e dedutivamente construíu e continua a construir sua personalidade , não estática mas em permanente aprendizado e transformação , mutante que é .

As pessoas que constrõem suas personalidades linguísticas , culturais e psíquicas em mais de um país e em contacto com diferentes culturas , podem enriquecer muito sua própria ao comparar valores muitas vezes diferenciados .

A Língua Portuguesa desde os primórdios foi sendo semeada no meio cultural de outros povos através dos viajantes lusófonos , enriqueceu muito e assumiu características novas próprias e , hoje em dia , é um instrumento linguístico suficientemente rico e capaz para através dele se poder exprimir profundamente as questões do mundo humano ou outras e as questões mais universais e em particular as questões da Comunidade Lusófona , em franca expansão e união .

Neste nova Era , é necessário compreender que existe uma Língua Portuguesa Internacional que ao transformar-se numa Língua mais simples , não simplista , mais lógica , mais diversificada , mais estética , mais musical , ficou mais interessante e atractiva .

É necessário reflectir urgentemente e com clareza se a Comunidade Lusófona quer que os povos inseridos na CPLP mas cuja língua materna não é o português , sintam-se parte activa e importante nesta Comunidade lusófona ou se mesmo os povos cuja língua materna é o português devem ou não aprender com mais facilidade sua língua materna , exprimindo-se e escrevendo o mais correctamente possível , sem complexos .

Cristalizar a língua portuguesa não a torna mais universal nem mais querida .

O computador é definido como um instrumento moderno fundamental e poderoso no desenvolvimento humano neste século XXI pois permite um aprendizado mais amplo entre as sociedades humanas e quanto mais lógico , prático e fácil for este instrumento na sua utilização mais eficiente e eficaz se torna , permitindo que um número cada vez maior de pessoas utilizem-se dele para se desenvolverem mental e fisicamente .

As Línguas são um dos principais instrumentos de desenvolvimento da inteligência humana e de outros seres e como ferramentas importantes que são devem transformar-se no melhor instrumento tecnológico capaz de ajudar na construção de uma inteligência mais apurada , mais intuitiva .

A Língua , quanto mais simples , lógica , clara , objectiva e ampla mais eficiente e eficaz se torna pois permite uma comunicação mais correcta , um entendimento mais rápido e directo entre as pessoas dos diferentes meios culturais regionais , nacionais e internacionais .

Com as facilidades de comunicação actuais e com o advento da Internet , os diferentes leitores e escritores lusófonos têem acesso a textos escritos segundo as características linguísticas de cada país .

Este autor procura editar seus textos respeitando as características linguísticas de cada país , evitando impor uma mistura anárquica de regras diferenciadas mas isso exige um grande esforço de sua parte em leituras repetidas cuidadosos mas muitas vezes cansativas e com desperdício de tempo .

Havendo um acordo ortográfico único construído por todos os países lusófonos , certamente isso facilitaria muito a comunicação escrita comunitária e seu desenvolvimento , em todos os sentidos .

As diferenças entre a escrita da língua portuguesa de Portugal no inicio do século XX e a escrita de hoje são muito maiores do que as mudanças necessárias hoje com este novo acordo ortográfico .

Este acordo Ortográfico pouco altera a linguagem fonética própria de cada grupo e esta não perde suas características regionais e nacionais felizmente , sendo a diversidade da Língua Portuguesa muito enriquecedora em todos os aspectos e mais ainda na estética sonora que muito ajuda na valorização e globalização desta Língua tornando-a mais musical e agradável ao ser escutada .

A influência africana na Língua Portuguesa do Brasil e permitiu que ela se transformasse numa das Línguas mais cantadas e divulgadas no planeta .

A Lingua Portuguesa após o inicio da Era dos Descobrimentos influenciou e foi influenciada pelas diversas Línguas Africanas e Asiáticas .

É importante que todos os países da CPLP transformem rapidamente este instrumento linguístico que é a Língua num instrumento internacional capaz de responder com eficiência e eficácia às solicitações específicas de cada povo e assim seja possível avançar-se num maior desenvolvimento socio-cultural , económico e ecológico pois a união gera força .

A CPLP é uma excelente opção , paralelamente a outras uniões regionais ou internacionais , para se ultrapassarem uma série de barreiras muito difíceis neste caminhar humano planetário , neste século XXI , Era das grandes crises humanas e ecológicas planetárias.

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...