O texto em forma poética anteriormente colocado neste Blogue em homenagem aos heróis angolanos pretende ter uma visão global de um processo angolano onde há muitos intervenientes e muitas situações , umas mais justas e outras menos justas mas todas realidades na construção do caminho angolano rumo à sua independência .
Foi escrito em forma poética pois só assim é possível transmitir com a profundidade e amplitude necessárias determinadas realidades da vida .
Quando se tem uma ideia fixa ou radical na cabeça sobre determinado assunto ou processo , geralmente as palavras e mensagens dos outros são interpretadas segundo uma lógica muito pessoal e são captadas de acordo com as vivências e experiências individuais .
A mensagem do texto homenageando os heróis angolanos deve ser analisada considerando-se muitos ângulos ou seja , é preciso haver uma interpretação não só das palavras escritas mas também das mensagens diferenciadas que estão por detrás das palavras e que são tão ou mais importantes .
Neste texto não é necessário fazer-se alusão a nomes nem a factos nem tão pouco a organizações pois cada um sabe de si e das realidades envolventes sentidas e vividas mas cada um é uma pequena mas importante parte de um todo .
Muitas vezes as realidades de cada um , passadas e presentes , não são do conhecimento dos outros ou apenas são conhecidas por alguns ao redor .
.
Nesta mensagem o mais importante é sublinhar o esforço dos muitos e diversos intervenientes , com seu sangue , suor e lágrimas , nesta construção angolana .
.
É preciso notar que Angola , assim como os outros países dos PALOP , assumiram sua independência contrariando a vontade e os interesses de muitos Governos de outros países e esse esforço rumo à liberdade deve-se a muitos angolanos de diferentes cores e ideias , muitos deles heróis , uns conhecidos e muitos outros desconhecidos ou menos conhecidos .
Após tantos anos , com o sacrifício de muitos , vivos e mortos , sem importar as cores das ideias ou da raça , finalmente a Nação Angolana vai começar a construir outros caminhos que levem a um maior desenvolvimento .
.
Felizmente temos a honra e prazer de conhecer e conviver com alguns desses heróis , uns ainda aqui e outros do outro lado da vida .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 DE NOVEMBRO EM GUERRA QUENTE - ALBERTO OLIVEIRA PINTO - LEMBRA-TE, ANGOLA Ep. 171
Pensar e Falar Angola
-
Pensar e Falar Angola A RENÚNCIA IMPOSSÍVEL ( Agostinho Neto – 1949 - ) NEGAÇÃO Não creio em mim Não existo Não quero eu não quero ser Quero...
-
ELOGIO FUNEBRE Elaborado pela família de JOÃO BAPTISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES Como assumiu [i] em vida, JOÃO VIEIRA LOPES, vi...
-
A peça designada Pensador, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, constituindo hoje uma referencia cultural inerente a todos os ...
Sem comentários:
Enviar um comentário