segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

‎' NAMIBE UMA PROVÍNCIA CADA VEZ MAIS VERDE'

‎' NAMIBE UMA PROVÍNCIA CADA VEZ MAIS VERDE'
in Jornal de Angola, JOÃO UPALE,
Foto de Helder Santos, in Álbum 'Namibe & Lubango 2010'

« A Associação da Liga Nacional dos Amigos do “4 de Abril”, no Namibe, está a desenvolver, desde o ano passado, uma campanha de plantação de árvores na sede da província para a criação de espaços verdes, combate à desertificação e redução do efeito da estufa, um dos Objectivos do Milénio.
O projecto está a ser desenvolvido nas imediações do Aeroporto Yuri Gagarine, à entrada da cidade e é financiado pela companhia petrolífera BP Angola. Já permitiu, este mês, a plantação de árvores em 25 hectares, a que correspondem a 3.700 casuarinas, uma espécie que permite fazer uma reserva de água muito acentuada e é resistente aos ventos do deserto do Namibe.
O presidente da associação, Mondlane Pereira, referiu que por ser uma planta que suporta temperaturas extremas, a casuarina tem uma resistência invulgar o que lhe permite desenvolver-se em todas as estações do ano.
O ambientalista explicou que fruto de investigações concluiu que há um género de palmeiras que se adapta bem ao deserto e faz boa sombra mas a casuarina é a planta que, até agora, mais se adequa à severidade do clima do deserto do Namibe.Mondlane Pereira fez uma avaliação positiva ao trabalho efectuado até agora. O projecto previa uma arborização linear até a cidade com uma rega manual, mas como resultado de parceiras nacionais e internacionais houve uma mudança muito significativa com o recurso à plantação concentrada.
“Lançamos os primeiros 25 hectares de plantação, usando o sistema gota a gota, que nos permite regar em simultâneo 500 árvores em cada dez minutos”, referiu, reconhecendo que com esse sistema o projecto deu um grande passo para alcançar objectivos ainda maiores.
Mondlane Pereira referiu que o projecto tem “pernas para andar” e realçou que representa um exemplo claro da grande parceria entre a Associação da Liga Nacional dos Amigos do 4 de Abril e o Governo Provincial do Namibe para a defesa do meio ambiente.

Nós vamos plantar algumas fruteiras melhoradas. Se conseguirmos desenvolver mais de mil plantas melhoradas, vamos ter uma agricultura sustentável, mais adequada, melhores frutas e criar projectos auto sustentados”, exemplificou.
Com o resultado da venda das frutas, a Associação pode contratar alguns serviços, disse Mondlane Pereira. As árvores plantadas no projecto, “ Namibe Verde,” são adquiridas no viveiro da Chianga, província do Huambo, por ser uma região tropical e que permite uma reprodução mais exaustiva da casuarina.
No Namibe, a associação pensa fazer alguns viveiros. “Estamos a começar com plantas compradas para mais tarde termos a nossa produção”, afirmou. Na primeira fase do projecto, no espaço entre o aeroporto e a cidade, foram plantadas 1800 casuarinas das três mil mudas existentes no viveiro.0A plantação das casuarinas é feita com uma bomba e um gerador de 22 kva que permite a rega de 3.700 árvores, referiu Mondlane Pereira. A principal dificuldade do projecto é o abastecimento de água, numa região predominantemente desértica.
A Associação vai fazer chegar o projecto à Miss Universo, Leila Lopes, para com a sua imagem angariar outros apoios internacionais, que façam do Namibe uma província cada vez mais verde.
Para o êxito do trabalho que está a ser efectuado, a associação necessita de mais um reforço de duas cisternas e 50 mil dólares por ano, para suportar despesas relacionadas com o pagamento de subsídios de deslocações e investigação.»



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: