quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estados Unidos de África - uma ídeia

Criação depende de condições
O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, defendeu ontem, em Luanda, a criação gradual e paulatina de condições materiais, políticas, financeiras e humanas a nível das Nações africanas, para a constituição com êxito dos Estados Unidos de África.

Assunção dos Anjos, que discursava no colóquio sobre o Dia de África, disse que para se fazer uma união económica e posteriormente política entre os Estados africanos é necessário reduzir as assimetrias entre as diversas economias dos países, harmonização das políticas dos Estados membros, reforço da interacção entre a comissão da União Africana e as distintas organizações de integração regional, e se concluam os processos de integração regional.

Sublinhou que o Executivo angolano reconhece a necessidade do reforço da capacidade da Comissão Africana em meios materiais, humanos e financeiros, sem, no entanto, transformá-la “numa autoridade supranacional, a exemplo do que se pretende com a União Europeia”.

O ministro salientou que, actualmente, cresce em África o compromisso de se erradicar a pobreza, promover o crescimento económico e social, e livrar o continente do atraso e exclusão.

Assunção dos Anjos lembrou que à União Africana cabe promover a paz e a estabilidade no Continente, actividade coordenada pelo seu Conselho de Paz e Segurança, órgão de decisão permanente para prevenção, gestão, e resolução de conflitos nos Estados africanos.

Lembrou que a Força Africana em Estado de Alerta é constituída por cinco brigadas regionais, e por contingentes multidisciplinares integrados por civis e militares.

Assunção dos Anjos afirmou, igualmente, que o exercício Kwanza 2010, que decorre desde o dia 22, na localidade de Cabo Ledo, permite que se proceda a avaliação do grau de operacionalidade da força multilateral da África Central, no âmbito da formação das Forças Armadas Africanas. Com base no tema principal do colóquio, Assunção dos Anjos propôs aos participantes uma reflexão sobre os modelos de sociedade e relações baseadas no diálogo franco e transparente, tendo em vista a inclusão e bom relacionamento entre as Nações africanas.

Assunção dos Anjos destacou a realização do campeonato mundial de futebol na África do Sul, o 125º aniversário da Conferência de Berlim, e o 30º aniversário da fundação da SADC, como as principais realizações a terem lugar em 2010, no continente africano.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

Dear Miss (Sir)!
Please to see my new site "Soviet-Afghanian War 1979-1989" with URL adress: nikolaykot.wordpress.com
Best wishes
Senior Research Fellow, d-r Nickolay Kotev