domingo, 30 de maio de 2010

Material de pesca para comunidades

Material de pesca para comunidades
O Instituto de Pesca Artesanal e Aquicultura tem disponíveis equipamentos de pesca para fornecer às comunidades necessitadas, afirmou na quarta-feira, em Luanda, o chefe de divisão e extensão daquele organismo, António Chaves.
“Temos em nossa posse botas, luvas, caixas exotérmicas para conservação e transporte de pescado, facas, fatos, entre outros equipamentos, para apoiar as comunidades organizadas em associações ou cooperativas”, disse à Angop, no final de uma visita efectuada às comunidades piscatórias da Salga, Lello e Ponta, por uma comissão intersectorial integrada por técnicos da Agricultura, Energia, Águas, INADEC e da Saúde.
Para terem direito aos equipamentos, os interessados devem organizar-se em cooperativas, explicou António Chaves.
A directora adjunta do Instituto, Maria Angélica Augusto, afirmou, na ocasião, que o trabalho que está ser feito junto das comunidades tem tido resultados positivos, uma vez que já se registam melhorias no tratamento do pescado.
“Com o equipamento que está a ser distribuído, as senhoras já não preparam o peixe no chão, como faziam antes. Hoje em dia, utilizam lonas, caixas térmicas, bacias e outros equipamentos”, esclareceu.
As pessoas que cuidam da salga, um total de 87 mulheres, receberam explicações sobre como se constrói uma tarimba (local de secagem do pescado) e como se faz a fumagem, refrigeração e congelação do peixe.
Esta é terceira visita que a comissão intersectorial efectua às comunidades piscatórias, com o objectivo de contribuir para a melhoria das condições económicas e sociais das populações residentes nestas áreas.
Assim, foram já visitadas as comunidades do Buraco e do Benfica (município da Samba), Salga, Ponta e Lello (município da Ingombota). A próxima quarta-feira está reservada às comunidades da Barra do Bengo, Hotangana e do bairro dos Pescadores (Cacuaco).


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola