quarta-feira, 12 de maio de 2010

Casa do Gaiato de Benguela

In "Jornal do Gaiato", coluna de Benguela, pelo Padre Manuel António
"VISITA
Tivemos , há dias, a visita do Sr Ministro da Assistência e Reinserção Social. Foi um encontro familiar. Ao longo da nossa conversa, falámos da abundância de filhos da rua. A causa principal é de ordem familiar. Não podemos separar o problema da criança abandonada do problema da família. Há uma tremenda falta de responsabilidade da parte dos pais. Os filhos são gerados. O pai biológico abandona com frequência, a criança no ventre da mãe e desaparece. São raparigas, adolescentes e muito jovens, facilmente seduzidas ou oferecidas, sem o mínimo de maturidade para assumir tão grande responsabilidade. As vítimas mais inocentes são as crianças. Não há quem as defenda! Estamos na presença da violação flagrante dum direito humano destes filhos. A autoridade permanece indiferente. Ao falar, desta maneira, tenho a consciência de que não se trata dum problema fácil de resolver. Porém, é necessária uma intervenção decidida das forças vivas da sociedade civil, em primeiro lugar. O ambiente de silêncio que se verifica favorece a prática destes crimes.
Estes filhos têm a porta aberta para a rua. Enquanto são pequeninos, vão recebendo o carinho natural do coração da mulher que os gerou. À medida que vão crescendo, os problemas vão surgindo, como é natural. Falta-lhes o amparo do pai e da mãe responsaveis. O desiquilíbrio revela-se. A rua é o espaço físico e humano tentador. A instabilidade social te, aqui, uma das suas fontes. Por isso, é preciso dedicar muita atenção a este problema das crianças geradas fora da família constituida sem estabilidade. Somos testemunhas vivas desta mensagem. Pedi ao Sr Ministro que alargasse e abrisse o seu coração ao mundo destes filhos, na tentativa de encontrar as sugestões e respostas mais adequadas. Entretanto, aguardamos a hora de poder acolher os mais necessitados. Basta-nos, apenas, que se cumpra a promessa dos empregos para os que devem sair para a sua autonomia. São momentos aflitivos, para afinar cada vez mais a nossa esperança.
No coração destes, dos vossos e de todos os filhos, há pérolas verdadeiramente preciosas. É preciso quem os ajude a descobri-las e a pô-las cá fora. O dinamismo participativo é a forma mais acertada. É o trabalho principal do educador.
Costumamos dizer a quem nos visita: o que está bem feito é obra deles; o que está mal feito é obra deles, também. É uma forma de traduzir a mensagem que Pai Américo gravou para as gerações presentes e futuras:"Obra de rapazes, para Rapazes, pelos Rapazes". É uma porta estreita, aberta para o caminho duro, difícil, mas seguro, que leva à meta mais próxima do ideal que todo o pai e educador devem perseguir. A mãe com a ternura que lhe é peculiar tem a fogueira que irradia o calor humano de que necessita o coração dos filhos.
A visita do Sr Ministro terminou com a entrega de alguns bens para a nossa casa. Levou, com certeza, no seu coração, o bem maior do amor gratuito, gerador destes filhos que, como os outros, são a maior riqueza de Angola."
Desde que conheci o meu sogro, também ele Manel António, que ouvi falar do Padre Manel António da Casa do Gaiato de Benguela. Lutaram e trabalharam juntos nesse projecto. Despediram-se quando ambos sabiam que um dos dois, enfermo, estava definitivamente de partida. Nunca nos cruzámos. De quando em quando falamos ao telefone. Pelo que fui ouvindo adivinho-lhe por volta de 80 anos mas o que sempre me surpreende é a energia, a vivacidade, o entusiasmo e a perseverança que põe no que projecta e acredita, mesmo nos dias e nas épocas mais dificeis nos mais de 40 anos que leva de Casa do Gaiato de Benguela.
Hoje, porque sim, apeteceu-me partilhar a coluna que escreve quinzenalmente no "Jornal do Gaiato" convosco. Às vezes, depois de o ouvir ou de o ler acredito que é por lá que acabarei os meus dias ...


Pensar e Falar Angola

5 comentários:

Anónimo disse...

por favor...chamo-me Eduardo Alves...a minha avo...viveu nessa zona de benguela a muitos anos atras ...e ela quer muito encontrar um amigo que viveu na casa do gaiato...nos estamos a viver em portugal neste momento...


por favor respondam...


meu contacto..:

maluko-01@hotmail.com


obrigado

Anónimo disse...

visite tambem o blogue da minha avo ela expressa la o sentimento de voltar a casa do gaiato para recordar bons momentos...

o blog é : vidadalilia.blogspot.com


...Eduardo Alves...
obrigado

Anónimo disse...

o meu sonho é um dia poder levar a minha avo ao sitio onde foi por muitos anos feliz...por favor responda-me....
Eduardo Alves

Projecto SDPI disse...

sera que é possivel ir ate ao blogue Http://projectosdpi.blogspot.com/ e torna-se seguidora?
este é um trabalho para realizar ao longo do ano lectivo com o tema "saude, desporto e psicologia infantil"

espero por si.

Anónimo disse...

Meu nome e Carina A M Magalhães filha e Jaime Magalhães e meu tio e José Leonardo Magalhães criados desde os seus 5 6 anos na casa do gaiato de Benguela procuro por família Magalhães ou pessoas q possas ajudar a encontrar, o meu tio e pai vieram para portugal em 74 por causa da guerra e não conhecem a mãe deles não sabem o que aconteceu para o pai se separar da mãe SO SEU QUE SEU NOME ERA LUZIA mas de uma coisa tenho certeza que foi graças essa bela casa que eles são os homens q são hoje o meu muito obrigada.
KONGUITA@HOTMAIL.COM