sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ruas do Namibe sem 'meninos de rua'

Ruas do Namibe sem abandonados A vice-governadora do Namibe, Maria dos Anjos Maho, afirmou ontem que a província conseguiu acabar com o fenómeno de crianças a viver na rua. Falando na cerimónia de abertura da jornada de reflexão sobre Violência Contra a Criança, a vice-governadora reconheceu, no entanto, que são vistas crianças, nos centros urbanos da província, cujos pais permitem que andem fora de casa.
“Estão nas ruas porque muitas vezes os pais obrigam-nas a trabalhar, a fazer negócios”, disse Maria Maho, para quem esta atitude dos pais é uma violação dos direitos da criança. Parte dessas crianças são provenientes da cidade vizinha do Lubango, adiantou.
A vice-governadora exortou a população a denunciar todos os actos de violência, agressão psicológica, exploração e abuso sexual ou quaisquer outras acções de maus-tratos contra crianças. “Toda e qualquer acção que prejudique o desenvolvimento da criança deve ser denunciada”, exortou.
Os serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC) têm encaminhado estas crianças para os centros de acolhimento. “Aquelas cujos tutores são de fácil localização são encaminhadas de volta à cidade de proveniência (Lubango) para a sua reintegração na família”, disse.
O juiz de direito do Tribunal Provincial do Namibe, Paulino Cândido, aconselhou os pais e encarregados de educação a serem responsáveis e a evitarem o esbanjamento dos seus rendimentos com a compra de bebidas alcoólicas. “Gastar todos os rendimentos financeiros com o consumo de bebidas alcoólicas é um autêntico acto de negligência”, disse o jurista ao dissertar o tema “Violência contra a Criança”.
De acordo com o programa de actividades da “Semana de reflexão sobre a violência contra a criança”, outras palestras vão ser realizadas na província.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola