quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Criação Africana Contemporânea: Da Realidade à Arte”



NOTA DE IMPRENSA


No âmbito do Projecto “Criação Africana Contemporânea: Da Realidade à Arte”, concebido pelo Gabinete de Estudos do Nacional Cine-Teatro e da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, estará entre nós, no período compreendido entre os dias 15 e 20 de Outubro, o coreógrafo e bailarino israelita Ido Tadmor, o qual conta com um currículo profissional na área da dança contemporânea reconhecido a nível internacional.
O coreógrafo Ido Tadmor terá encontros e sessões de trabalho com participantes de dois níveis: elementar ou básico e avançado ou profissional.
Com os objectivos de sensibilizar os artistas e a sociedade em geral para a importância das artes; participar na educação do gosto do público; promover o reconhecimento e valorização da dança enquanto área de reflexão intelectual e de conhecimento; divulgar a dança contemporânea, pela apresentação de obras de autores angolanos e de outros países africanos; analisar conceitos que integram uma terminologia especializada e encontrar estratégias para a integração dos artistas no mercado cultural e de divulgação da produção artística no exterior, este projecto que se estenderá entre os meses de Outubro de 2012 a Fevereiro de 2013, tem como público-alvo artistas profissionais ou amadores das artes do espectáculo, da música e das artes visuais ou plásticas; estudiosos e jornalistas, bem como o público em geral interessado.
Esperam-se, como resultados: Minimizar a opinião errada e generalizada de que a dança se encerra na recreação; alertar para a importância da criação artística contemporânea no sentido da sua integração nos circuitos internacionais; informar os criadores angolanos sobre os processos de transição do ‘espontâneo’ para o ‘estudado’; consciencializar os artistas sobre a necessidade do estudo e aquisição de conhecimentos para a melhoria da qualidade da produção artística.
Com a coordenação artística da coreógrafa Ana Clara Guerra Marques e a coordenação executiva de Agnela Barros, este projecto tem como parceiros A TAAG, a Alliance Française de Luanda, A CDC Angola e a Embaixada de Israel em Angola. O projecto “Criação Africana Contemporânea: Da Realidade à Arte” conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Agostinho Neto.
Ainda em Outubro, entre os dias 22 e 24, estará em Angola o coreógrafo e bailarino do Burkina Faso Serge Coulibaly, o qual fará uma conferência e manterá encontros com alguns dos colectivos de dança de Luanda.
O projecto prosseguirá com a apresentação da Temporada da CDC Angola em Dezembro de 2012, seguida da apresentação da Companhia do Índico (de Moçambique), em Janeiro de 2013 e da Companhia Faso Danse Thêatre (do Burkina Faso), prevista para Fevereiro de 2013.

Luanda, 15 de Outubro de 2012
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...