domingo, 5 de abril de 2009

Fwd: kuduro


Bom dia já de tarde,
 
Isto de ter mudado de profissão depois dos quarenta acho deve ter caído do céu. Parece os briefings, as campanhas, as estatísticas de mercado, os balancetes e tudo o mais são já mesmo do século passado porque isto de ser trabalho ir a espectáculos, ouvir música, ler e descobrir novidades e ainda receber por isso é bilhete premiado mesmo. E foi neste âmbito que ontem fui parar ao Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, sem saber ao que ia. Dois documentários apresentados pelo próprio realizador, um tal de Jorge António, "História da Música em Angola" e "Kuduro, há fogo no Musseke". Precisas ver. Informativo e hilariante também.
 
. O Dog Murras ao volante de um carro que vai circulando por Luanda vai falando do seu percurso, da sua vida e de como o que ganha se reduz a cumprir as necessidades básicas. A câmara vai descendo e passa pelo volante focando o logo da BMW...
 
. No programa "Quintal de ???" sobre o kuduro em que um dos convidados é o Tony Amado, um dos presentes, deveras entusiasmado constata que afinal o kuduru é como o paracetamol de tão bem que faz que tudo cura, mas noutro programa a discussão acende de tal forma sobre afinal quem o melhor, o pioneiro, o verdadeiro rei que os moderadores são forçados a interromper o programa antes que a coisa dei para o torto.
 
. A entrevista a Beto Gourgel em que ele questiona a impossibilidade de dar continuidade à sua vida artística na canção de intervenção porque vai cantar contra quem, sempre pode cantar contra a fome, as más condições de vida mas não tem contra quem porque já cantou a favor de quem devia cantar agora. Parece o Beto morreu pouco depois.
 
E mais um desfilar de gente que para mim eram completamente desconhecidos mas que foram e são ainda os heróis de muitos angolanos. Lourdes Van Dunnen (uma figura!) e os Ngola Ritmos, Kamoso, Paulo Flores, Minguito, Duo Ouro Negro, Waldemar Bastos, Seme, Noite e Dia e mais muiiitos.
 
Sabes porque é que se chama kuduro? É mesmo por isso sim senhor.
 

 


Por isto vale a pena fazer o Pensar e Falar Angola.
Obrigado e um grande bem haja para ti, São.

Sem comentários: