segunda-feira, 20 de abril de 2009

Em trânsito na Cozinha (10)

Estava a ver esse sol se deitar assim lá nos lados do Mucuio e me deu de lembrar o frango mais saboroso que eu comi e que era feito pela minha avó. Eu sei que tu vais dizer que a a tua avó fazia um arroz doce coisa e tal, mas a minha fazia, para além do leite creme dos domingos, o Frango de Fricassé como nunca mais eu comi. Eu tenho a receita mas não é a mesma coisa. Falta mesmo é a mão da minha avó.


Fricassé de Frango
do Livro: Grande Enciclopédia da Cozinha

Ingredientes:

  • 2 frangos;
  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 5 dl de caldo de galinha;
  • 1 dl de vinho branco;
  • 2 colheres de sopa de farinha;
  • 3 gemas de ovos;
  • 1 cebola;
  • 2 cenouras;
  • cravinho-da-índia;
  • sal e pimenta;
  • salsa;
  • limão.

Confecção:

Cortam-se os frangos aos bocados que se levam a estufar num tacho com metade da porção de manteiga ou de margarina, tendo o cuidado de não deixar alourar a carne. Esta operação leva mais ou menos 10 minutos.
Polvilham-se os bocados de frango com a farinha, deixa-se cozer sem corar e rega-se com o caldo bem quente e o vinho.
Juntam-se-lhe a cebola, cravada com 2 cravinhos-da-índia, as cenouras, 1 ramo de salsa, sal e pimenta.
Deixam-se cozer os frangos durante 45 a 50 minutos, mexendo de vez em quando, para impedir que se peguem no fundo do tacho.
Se o líquido da cozedura estiver demasiado ralo, retiram-se os bocados de frango, conservam-se estes em sítio aquecido e leva-se o líquido da cozedura a reduzir cozendo-o em lume brando.
Se o líquido tiver a devida consistência, este trabalho é desnecessário.
Retira-se um pouco do líquido de cozedura e neste líquido dissolvem-se as gemas.
Junta-se progressivamente esta mistura ao cozinhado do frango e leva-se a ferver brandamente para engrossar o molho.
Rectificam-se os temperos e adiciona-se o sumo de limão.
Servem-se os frangos numa travessa abundantemente polvilhados com salsa picada.

Nota: Este fricassé torna-se mais rico juntando-lhe um pouco de natas na mesma altura em que se juntam as gemas de ovos.



Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi. Parabéns pelo seu excelente blog. Gostaria de lhe convidar para visitar meu blog e conhecer um pouco sobre o Brasil. Abração

Laguardia disse...

Já estive quatro vezes em Angola. Três em Luanda e um em Calonda. Admiro a tenacidade e o empenho que o povo Angolano tem em reconstruir a nação que foi assolada tantos anos pela guerra.

Parabens pelo seu blog. Serei um seguidor do seu blog.

http://brasillivreedemocrata.com.br