domingo, 11 de novembro de 2018

Parabéns, Angola

Mais um aniversário apara este jovem País que um dia vamos ver grande.

Um pouco da História recente:

A colonização de Angola, após a implantação de um regime republicano (1910) em Portugal, entra numa nova fase. 
Recordo que os republicanos tinham criticado os governos monárquicos por terem abandonado as colónias. O aspecto mais relevante da sua acção centrou-se na criação de escolas.  
O desenvolvimento económico só se inicia de forma sistemática, nos fins dos anos 30, quando se incrementa a produção agrícola, principalmente café, sisal  e açúcar. Trata-se de produtos destinados à exportação principalmente para a Metrópole.
Segundo dados passou-se de 6 milhões para 4 mil milhões de toneladas desde o início do século para os anos 40, no que respeita à exportação do açúcar.
O sisal tem o seu expoente máximo durante a Segunda Guerra Mundial, passando de 62 toneladas nos anos 20 para mais de 60 nos anos 40.
A subida da cotação do café no mercado mundial, depois dos anos 50, contribuiu decisivamente para o aumento vertiginoso desta produção. Em 1900 cerca de 5 mil toneladas exportadas, em 1972 cerca de 220 mil toneladas.
Abre-se um novo ciclo económico em Angola, que se prolonga  no tempo, até cerca de 1970, quando a exploração petrolífera em Cabinda começar a dar os seus resultados. 
Nos ano de 1957 é fundada a Companhia Mineira do Lobito que se dedica à exploração e exportação de minério de ferro.
Todo este desenvolvimento foi acompanhado por vagas de emigrantes incentivados e até apoiados pelo estado Português, tendo saído de Portugal nos anos 40 cerca de 100 mil imigrantes, quase todos a fixarem-se em Angola.
Na década de 1950, a questão da descolonização das colónias africanas emerge no plano internacional e torna-se uma questão incontornável. 
A História, por confirmar, diz que em 1956 é publicado o primeiro manifesto do MPLA.
Em 11 de Novembro de 1975 é proclamada a Independência de Angola


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: