domingo, 9 de fevereiro de 2014

ABEL CHIVUKUVUKU ESTÁ NO BIÉ

ABEL CHIVUKUVUKU ESTÁ NO BIÉ
O Presidente da CASA-CE Abel Chivukuvuku chegou ontem 08 de Fevereiro, sábado a cidade do Kuito-Bié, para uma visita de trabalho de cerca de 15 dias no âmbito do seu programa alargado iniciado no ano transacto que se resume em três items fundamentais: “Ver; Ouvir e Constatar”. A Delegação do Presidente foi recebida pelo Secretário provincial da CASA-CE no Bié Strick Tchuma e seu elenco por volta das 20 horas. “Na caravana do Presidente da CASA-CE faz parte o Representante da CASA-CE no reino da Espanha, João Chuivila Kalupeteka, convidado pelo Presidente para ter uma ideia da força da CASA-CE na província do Bié e da realidade de vida das suas populações. Depois das províncias do Kwanza Sul, Uíge e Malange, no último semestre de 2013, desta feita, Bié foi contemplada para abrir o ciclo das digressões no ano 2014.
Durante a sua permanência em terras deste planalto Ekovongo, Chivuku prevê mergulhar na essência social, económica, política e cultural dos municípios de Chinguar, Andulo, Chitembo, Nhareia, Camacupa, Cunhinga, município sede (Kuito) e partilhar o dia-a-dia com as populações e em conjunto poderem encontrar fórmulas para se ultrapassar os mil problemas que flagelam incessantemente esta população que continua a ser mártir das insensibilidades que caracterizam as hostes governativas e governamentais do MPLA de José Eduardo dos Santos.
“Bié renasce, mas renasce recuando, numa afronta com o prometido, os recursos até aqui alocados e a propaganda exibida nos órgãos de informação estatais”.
A Juventude biena no seu todo vai merecer um tratamento especial, pois o Presidente da CASA, tendo em consciência da sua organização ser a mais preferida pelos jovens de Angola inteira, promete abordar o seu presente e as perspectivas para um futuro melhor da franja que tem a responsabilidade de corrigir os imensos erros cometidos pelos mais velhos do presente e que estão hoje no comando dos destinos de Angola, sem contudo oferecerem um Projecto de sociedade credível que contemple um lugar ao Sol a estes jovens sacrificados.
Com efeito, dia 13 vai acontecer o encontro esperado com toda a juventude biena no Cine Sporting, Salão Nobre da Nossa Senhora da Paz. Mas o dia dos namorados, o 14 de Fevereiro, Chivukuvuku vai conviver com os jovens do Município do Andulo. Nesse encontro, Chivukuvuku vai falar somente da vida juvenil; da indispensabilidade da formação profissional quando se pretende ser importante e útil no cômputo do Crescimento e consequente Desenvolvimento de um país; dos amores bons e maus; da precocidade e maturidade nas relações; das alegrias e dos cuidados nos relacionamentos e, do mais importante: a família e sua importância na construção de uma Nação e na consolidação da Pátria que segundo ele: queremos una, indivisível e igual para todos.
Hoje Domingo as 06:45, foi convidado a participar do culto ecuménico e tomar parte da bênção dos católicos, para as 10:00 estar com os fiéis da Igreja I.E.I.A. Mais tarde as 15:00 desloca-se ao Bispado do Kuito.
Antes de atingir a sede capital da província do Bié, Chivuku aproveitou passar pelo Bailundo sua terra natal, onde conferenciou com as elites locais por alguns instantes, almoçou e foi até ao local onde estão os escombros da casa que o viu nascer, hoje destruída propositadamente pelas autoridades.
Fazem também parte da Delegação que o acompanha, o Companheiro Secretário Executivo Nacional para a Administração e Finanças, André Mwanza, do Companheiro Membro do Conselho Presidencial da CASA e Padrinho (Acompanhante) da CASA-CE na Província do Bié, Luis Kissanga e outros titulares.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: