sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quem poderá ajudar

O Pensar e Falar Angola recebeu um mail de pedido de ajuda.
Quem, através dos comentários poderá ajudar a Mónica?


Prezado,
 
Meu nome é Mônica. Sou brasileira, carioca e estudente de Letras. Escrevo para pedir sua ajuda!
Estou tentando uma especialização em Literatura Africana, para isso tento ler tudo que posso e estudar tanto os registros acadêmicos quanto os mais populares. Em um desses momentos me deparei com a palavra "calú", não localizei o significado e gostaria muito, sem querer abusar de sua boa vontade, de saber se você poderia me esclarecer. Vi seu blog e fiquei muito satisfeita por encontrar tantos registros culturais, econômicos, sociais, em um só lugar. Parabéns!
Li a palavra no contexto abaixo:
 
"Depois das últimas "manifs" de Luanda, observei, seriamente atribulado, que a minha existência de calú dotado de livre arbítrio estava em perigo. "
 
Desde já agradeço sua colaboração.
 
Um abraço,
Mônica


Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Calú é uma forma abreviada de caluanda, que quer dizer "luandense".

Em quimbundo, assim como em várias outras línguas bantu, o prefixo ka utiliza-se para atribuir nomes, alcunhas e apelidos a alguém, em função de alguma sua característica (também se usa para formar diminutivos, etc.). Neste caso, pode-se traduzir ka por "a pessoa que". Assim, o kaluanda é "a pessoa que é de Luanda".

Aproveito para lembrar que existe uma outra palavra em quimbundo que também significa "luandense" (e não "rato", como no Brasil): kamundongo. Esta palavra é um tanto pejorativa, embora não haja razões etimológicas para tal. A palavra kamundongo é composta por três partes: ka, mu e Ndongo. Ka, como vimos, significa "a pessoa que". Mu é uma preposição, que neste caso concreto significa "de". Ndongo é o nome de um reino africano, que abrangia a região de Luanda e cujo soberano era chamado Ngola (é do título do rei de Ndongo que deriva a palavra Angola). Kamundongo significa, portanto, "a pessoa que é de Ndongo".

João Carlos Carranca disse...

Antecipadamente: UM GRANDE AGRADECIMENTO